É possível baixar o aplicativo nas versões disponíveis para sistemas operacionais Android e IOS
O Centro de Informática (CIn) da UFPE, liderado pelo professor Alex Sandro Gomes, colabora com a iniciativa Clique Escola, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). Através de ideias e soluções de inovação e desenvolvimento, o CIn-UFPE integra projetos que trazem impacto social e viabilizam mudanças nas diversas esferas da sociedade. Na Educação não é diferente: com a Iniciativa Clique Escola, o professor Alex lidera o grupo que trabalha com o aprimoramento do aplicativo. A plataforma visa aumentar a transparência dos dados educacionais, conectando de maneira eficiente informações educacionais e profissionais ligadas ao ensino no Brasil. Com a versão 4.0 disponível, o aplicativo tem interface fácil, rápida e intuitiva.
A nova versão busca valorizar as ações educacionais das escolas e dos professores, melhorando a experiência dos usuários e criando possibilidades de comunicação e monitoramento pelo MEC. Essa é uma maneira de facilitar e incentivar o acesso da comunidade escolar e da sociedade às principais informações de cada instituição.
As novidades dessa versão são três: primeiro, há uma maior quantidade de dados sobre as escolas em visualizações acessíveis à maioria da população. Isso visa contribuir para a transparência nas gestões e o controle social dos gastos nas redes públicas de ensino. O desejo é favorecer a racionalização dos gastos e os indicadores dos estabelecimentos. Em seguida, foram ampliados os ambientes de aprendizagem e de troca de experiências entre gestores das unidades escolares. Por fim, a terceira funcionalidade, permitirá o compartilhamento de projetos educacionais realizados nas escolas.
As novas funcionalidades ampliam o impacto social do Clique Escola, em ser uma importante plataforma de formação ao adotar práticas de aprendizado móvel e ubíquo, oferecendo múltiplas oportunidades de desenvolvimento de competências de gestão e troca de experiências para profissionais do Brasil. Ao mesmo tempo, o controle social e a transparência de indicadores financeiros e de necessidades podem estimular potenciais beneficiários a se engajarem em ações de apoio e desenvolvimento, ampliando a base de controle e mobilização social em torno das unidades de ensino.
Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.
O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.
Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.
O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.
Comentários desativados