Laís Xavier e Turah Xavier são responsáveis pela área de tecnologia da Muda Meu Mundo e Gupy, respectivamente

Nos últimos anos, a presença feminina na tecnologia tem garantido que os avanços científicos alcancem uma maior parcela da sociedade. Isso acontece porque o mercado tech atua diretamente para atender as demandas da população e o aumento no número de mulheres na área expande a visão das empresas, majoritariamente formadas por homens, no desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos. Contudo, ainda que estejam ocupando esses espaços, ainda é raro encontrar mulheres em cargos de chefia nesse setor. O Centro de Informática da UFPE se orgulha de ter formado duas líderes de startup de sucesso, Laís e Turah Xavier, que coordenam a Muda Meu Mundo e a Gupy respectivamente. O site Startup.com.br foi quem reuniu os nomes das mulheres que estão mudando a cara das startups nesta reportagem.

Turah destaca que todo o conhecimento que adquiriu num centro de excelência como o CIn foi fundamental para que ela estivesse apta para os desafios do mercado de trabalho. “Foi um período intenso, de bastante dedicação e aprendizado que exigiu muita resiliência e foco, mas que me capacitou para os desafios da minha carreira”, declara. Além disso, Turah acredita que a representatividade tem incentivado meninas a ingressarem na tecnologia. “Até pouco tempo, não se via referências e lideranças femininas na tecnologia, e era muito difícil para meninas e mulheres encontrarem pessoas nas quais pudessem se inspirar e se espelhar. Vejo que o aumento dessa representatividade também motiva muitas de nós a investirmos nas nossas carreiras na área, simplesmente por vermos que é possível”

“Tem um processo de prosperidade grande no que a gente desenvolve. Quando você olha para o futuro, vê a área permeando o mundo”, diz Laís. “É uma área que tem um DNA de inovação de construção de pensar diferente, pensar o novo e a gente só pensa diferente partindo de perspectivas diferentes. Então o time cada vez mais diverso potencializa a nossa capacidade. Inovar”, aponta.

Para que possamos ver cada vez mais meninas e mulheres alcançando esses espaços, é essencial promover acolhimento e equidade nas oportunidades dentro do ambiente universitário. O grupo CIntia, do CIn-UFPE, foi criado com esse objetivo, apoiando e incentivando a participação feminina nas áreas da ciência, tecnologia e computação. Para tanto, o CIntia promove diversos projetos, como oficinas de programação para alunas da rede pública de ensino, workshops de criação de aplicativos, hackathons focados no público feminino, além de eventos, palestras, talks e encontros para discutir e promover as mulheres na ciência.

Laís Xavier (Muda meu mundo) – Formada em Ciências da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Laís Xavier é cofundadora e CTO da Muda Meu Mundo, startup que oferece uma marketplace para conectar pequenos agricultores a redes de varejo. Ao longo da sua trajetória, a executiva passou por empresas como Mídias Educativas, BisaWeb, Icorp, entre outras. Atualmente, além de liderar a área de tecnologia da agtech, Laís também é presidente da Assespro PE/PB e membro do conselho da Porto Digital.

Turah Xavier (Gupy) – Com mais de 15 anos de trajetória e experiência na área de tecnologia, Turah Xavier é CTO da Gupy, além de investidora-anjo e mentora das startups Purple Metrics, Dinerama e DevPass. Formada em Engenharia da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV, a executiva passou por empresas como a ThoughtWorks, onde ocupou o cargo de Diretora de Tecnologia para a América Latina, e a Sanar, onde foi VP de Tecnologia.