Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 624

Aluno: Hemilis Joyse Barbosa Rocha
Orientadora: Profa. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Coorientador: Prof. Evandro de Barros Costa (UFAL/Instituto de Computação)
Título: O comportamento “abuso do sistema” em estudantes iniciantes em programação durante a resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem
Data: 03/04/2024
Hora/Local: 16h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Geber Lisboa Ramalho (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Maria Auxiliadora Soares Padilha (UFPE / Centro de Educação)
Prof. Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO / Centro de Ciências Exatas e Tecnologia)
Profa. Lucia Maria Martins Giraffa (PUC-RS -Programa de Pós-Graduação em Educação)
Profa. Danielle Rousy Dias da Silva (UFPB / Centro de Informática)

RESUMO:

Nos últimos anos, observamos um aumento significativo no interesse pelo comportamento do “abuso do sistema” em ambientes de aprendizagem online, onde alunos buscam avançar no sistema sem efetivamente se engajarem em processos de aprendizado autênticos. Embora estudos experimentais anteriores tenham avançado na identificação e compreensão desse comportamento, há uma necessidade de uma exploração mais aprofundada, especialmente no que diz respeito aos desafios relacionados a influências socioeconômicas e demográficas. Este estudo amplia a investigação ao examinar programadores iniciantes em uma escola rural no nordeste do Brasil, analisando não apenas o contexto socioeconômico e demográfico, mas também as interações dos alunos em uma plataforma online dedicada à resolução de problemas de programação. O objetivo é aprimorar a compreensão, destacando o impacto desses contextos no fenômeno do “abuso do sistema”. Para atingir esse propósito, foi conduzido um experimento envolvendo alunos iniciantes em programação, revelando atitudes que podem ser caracterizadas como tentativas de “abuso do sistema”, além de estabelecer associações significativas com o contexto em que estão inseridos. Além disso, foi desenvolvido um modelo de detecção automática para identificar as instâncias desse comportamento, com bons resultados de classificação.

Palavras-chave: Programadores Novatos; Modelagem do Estudante; Comportamento Abuso do Sistema