Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.139

Aluno: Oziel do Carmo Alves
Orientador: Prof. Sergio Castelo Branco Soares
Coorientador: Prof. Rafael Melo Macieira (SENAI – Departamento Regional de Pernambuco)
Título: Fatores Críticos de Sucesso e Boas Práticas para Consolidação de Clusters de Tecnologia e Inovação Industrial: Estudo do Cluster de SUAPE
Data: 12/04/2024
Hora/Local: 14h – Sala E-131
Banca Examinadora:
Prof. Ricardo Massa Ferreira Lima (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Carmelo Jose Albanez Bastos Filho (UPE / Escola Politécnica de Pernambuco)
Prof. Sergio Castelo Branco Soares (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

A indústria brasileira enfrenta desafios significativos na competição global, lentamente acompanhando a aceleração da transformação industrial, impulsionada pela digitalização, transição energética e mudanças climáticas, enquanto as principais economias investem em inovação e sustentabilidade. A falta de políticas de desenvolvimento industrial com base na tecnologia e inovação é o que agrava essa situação. Em relação às últimas décadas, a economia do Brasil vem se tornando menos complexa, uma vez que em 26 anos o Brasil caiu 49 posições no índice de complexidade econômica devido à falta de diversificação das exportações e aumento do valor agregado em sua economia. A região Nordeste do Brasil é naturalmente um impulsionador da economia verde devido à vocação para produção de energias renováveis e combustíveis avançados, características essas fundamentais para desenvolvimento de uma cadeia industrial moderna. Quando tecnologia e inovação são levadas em consideração, o estado de Pernambuco se destaca, pois além dessas qualificações naturais, conta com a presença do Complexo Industrial Portuário de SUAPE e do Porto Digital, que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e econômico da região. Clusters de tecnologia e inovação industrial apresentam-se como uma possível política estratégica para acelerar a formação destas cadeias industriais modernas, o que fez com que Pernambuco fosse cotado para ter o primeiro cluster desta natureza no Nordeste. A falta de metodologias ou estudos que apontem caminhos para a criação de clusters de tecnologia e inovação industrial motivou este trabalho a analisar modelos globais, melhores práticas e estratégias utilizadas em clusters de tecnologia e inovação industrial que pudessem ser aplicadas no contexto específico de SUAPE, e eventualmente serem replicadas para o Brasil, visando estimular a inovação e o desenvolvimento industrial de territórios. Para alcançar os objetivos, esse trabalho propôs uma metodologia dívida em duas etapas, onde a primeira realizou uma revisão exaustiva da literatura relacionada a clusters e parques industriais de inovação, e a segunda realizou entrevistas semiestruturadas com base no estudo caso do cluster de tecnologia e inovação de SUAPE. Como resultado, inferiu-se que não existe uma metodologia formalizada para criação de clusters dessa natureza, porém identificou-se padrões de boas práticas que os clusters consolidados estão praticando. Além disso, com base nesse estudo foram sugeridos fatores críticos de sucesso para que um cluster de tecnologia e inovação industrial consiga se estabelecer e evoluir.

Palavras-chave: Cluster de Tecnologia e Inovação Industrial; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Indústria; Políticas de Inovação e Desenvolvimento Industrial.