Centro de Informática possui 14 iniciativas em conjunto com o Motorola PWR2Learn

Através de parceria com institutos e universidades do Brasil, a Motorola desenvolveu diversas iniciativas de pesquisas, cursos de residência e projetos de inovação. Essa associação faz parte de empreendimentos entre a empresa de Chicago e a Lenovo, intitulados PWR2Learn, que visam contribuir com o fortalecimento do capital intelectual da sociedade por meio de investimento em recursos e conhecimentos tecnológicos. O Centro de Informática (CIn) da UFPE é o maior parceiro da Motorola em todo o Nordeste, contabilizando 14 iniciativas realizadas por estudantes da graduação, pós-graduação e professores do Centro. Essas ações incentivam a formação de recursos humanos de alta qualidade com conhecimentos técnicos avançados e especializados em tecnologias estratégicas de interesse do mercado.

Pós-Graduação Lato Sensu em Residência em Software – A Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) de Residência em Software está diretamente ligada aos testes e desenvolvimentos para celulares, uma área em constante crescimento e com alta demanda do mercado por profissionais especializados. Esta experiência de Residência faz o estudante assimilar os fundamentos teóricos e vivenciar o cotidiano de um ambiente real de uma multinacional, trabalhando com valores como comprometimento, cumprimento de prazos, postura profissional e aderência a processos formais.

Halide – Pesquisa em fotografia computacional com foco no uso da linguagem halide para otimização de aplicações que utilizam aprendizagem de máquina, processamento de imagem e visão computacional. Nosso objetivo é desenvolver aplicações e algoritmos no estado da arte com foco em publicações ou patentes.

Testes de Dados – Pesquisa com o objetivo de empregar técnicas de análise visual e aprendizado de máquina para explorar dados de teste, usar os padrões identificados para propor um modelo de previsão de problemas em produtos e testes futuros.

Teste em Smartphones – Pesquisa que visa desenvolver métodos para tornar os nossos robôs capazes de realizar movimentos que “imitam” o usuário real (human-like movements), permitindo assim a expansão do escopo de testes cobertos pelos laboratórios de robótica da Motorola.

Linguagem Natural para Criação de Scripts em Robôs – Testes em Smartphones – Pesquisa que tem por objetivo criar uma linguagem natural controlada (Controlled Natural Language – CNL), para simplificar a escrita de casos de testes robóticos, proporcionando naturalidade e ocultando detalhes técnicos.

Avaliação Automática da Qualidade de Imagem em Dispositivos Móveis – Pesquisa que visa o desenvolvimento de um algoritmo para avaliação automática de imagens digitais. Com tal algoritmo, é possível auxiliar testadores de câmeras de dispositivos móveis, tanto definindo um padrão para tornar a avaliação mais uniforme entre diferentes testadores, quanto auxiliando na indicação de possíveis problemas na imagem.

Avaliação Automática da Qualidade de Áudio em Dispositivos Móveis – Pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e implantação de um sistema que seja capaz de avaliar, automaticamente, os áudios de chamadas após passar por um canal de comunicação, seja essa através de VOIP ou linha telefônica.

Pesquisa Aplicada em Geração de Novos Casos de Testes com base em combinação de outros testes – Estudo, análise e aplicação de técnicas de Engenharia de Software para criação de novos casos de testes que serão aplicados nas diferentes fases de testes dos produtos Motorola.

Avaliação de Qualidade de Áudio – Aplicação de Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de uma ferramenta que seja capaz de identificar a qualidade de áudio durante os testes que são executados nos produtos Motorola.

Manutenção Automática de Casos de Testes – Estudo, análise e desenvolvimento de uma ferramenta capaz de identificar quebras de código com o objetivo de economizar tempo na correção de scripts.

Análise e Prioridades de CRs – Aplicação de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de uma ferramenta para identificar e priorizar corretamente os erros que são reportados durante as diferentes fases de testes dos produtos Motorola.

Análise de Defeitos Escapados – Aplicação de Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e categorizar os defeitos escapados nos diferentes times do projeto que executam testes nos produtos Motorola.

Redes 4G/5G de Baixo Custo – Estudo, análise e criação de uma rede local 4G e 5G com o objetivo de otimizar os testes nas diferentes estratégias que acontecem durante o desenvolvimento de um novo produto que utiliza essas tecnologias.

Pesquisa em Vulnerabilidades do Android – Pesquisa aplicada com objetivo de identificar possíveis vulnerabilidades no sistema Android de forma ágil através da aplicação de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Inteligência Artificial (IA).