O projeto faz parte do programa de desenvolvimento e incentivo das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs)

O projeto “Modelagem do Sistema Hidráulico dos Grandes Anéis do Recife” é coordenado pelo professor Ricardo Massa, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, fomentado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Por meio do Edital MAI/DAI de 2020, 12 projetos da UFPE  foram contemplados com 1,2 milhão para fortalecer a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo. O CIn está como responsável por seis subprojetos do total da UFPE,  em conjunto com importantes empresas do ecossistema de tecnologia. Esse é um dos cases da Coordenação de Cooperação e Inovação do Centro, o setor responsável pelas relações com a indústria de TIC e o mercado de trabalho.

O projeto tem como proposta solucionar e otimizar o funcionamento dos grandes anéis do Recife, uma complexa infraestrutura desenvolvida pela Compesa. Para fortalecer a segurança operacional do sistema de abastecimento de água, é proposto a criação de um modelo simulável que permite avaliar o impacto de estratégias de operação antes de sua implementação no ambiente real dos Grandes Anéis, proporcionando uma abordagem mais segura e eficiente.

“Através do simulador desenvolvido, almejamos maior segurança e eficiência nas operações, com foco na melhoria da qualidade do abastecimento e na redução de perdas nos Grandes Anéis. O modelo também servirá como ambiente para testes rápidos de novas estratégias de operação, acelerando a inovação em comparação com os testes realizados no ambiente físico real”, Ricardo Massa

A iniciativa busca aprimorar a eficiência do fornecimento de água com mais confiabilidade e frequência, garantindo também uma distribuição que atenda às necessidades da população, da indústria e outros setores da cidade do Recife. Os Grandes Anéis do Recife representam uma complexa infraestrutura desenvolvida pela Compesa para permitir a interligação entre diferentes sistemas de abastecimento, o que possibilita a transferência de água entre áreas conforme a demanda e necessidade.

O projeto da Compesa faz parte de um conjunto de obras de setorização, substituição e implantação de redes de distribuição na cidade do Recife, contendo 29 distritos de medição e controle, englobando 38 bairros da capital pernambucana. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), o valor total destinado pelo Governo do Estado é o investimento de 139 milhões, para benefício de 1,5 milhão de habitantes.

Sobre a Coordenação de Cooperação e Inovação: A Coordenação faz ponte entre a universidade, o governo, o mercado e a sociedade. Sua missão é a de fazer com que a inovação e as tecnologias geradas pela universidade possam chegar às empresas para que seus propósitos sejam cumpridos e gerem frutos para toda a sociedade. Para isso, a Coordenação trabalha para fomentar novas ideias, estabelecer parcerias e articular soluções inovadoras que possam resolver desafios e problemas apresentados pelas instituições. Confira os parceiros do Centro de Informática da UFPE.

Todas essas iniciativas levaram o CIn-UFPE a se destacar e funcionar como um hub de Tecnologia da Informação e Comunicação em Pernambuco, atuando na criação de instituições como o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e o Porto Digital, além de contribuir para a geração de inúmeras startups de sucesso.

Sobre a Coordenação de Cooperação e Inovação: A Coordenação atua para conectar a universidade, o governo, o mercado e a sociedade. Sua missão é facilitar a transferência das tecnologias e conhecimentos desenvolvidos na universidade para empresas dos setores públicos e privados, gerando benefícios tangíveis para a sociedade e a economia. Para isso, a Coordenação trabalha para fomentar novas ideias, estabelecer parcerias e articular soluções inovadoras que possam resolver desafios e problemas apresentados pelas instituições parceiras.

Essas iniciativas levaram o CIn-UFPE a se destacar como um hub de Tecnologia da Informação e Comunicação em Pernambuco, atuando na criação de instituições como o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e o Porto Digital, além de contribuir para a geração de inúmeras startups de sucesso.

Confira os parceiros do Centro de Informática da UFPE.