O Professor do CIn-UFPE, Filipe Calegario, realiza palestra no dia 18/04, às 10h, no Anfiteatro do Centro

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), neste dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebrado no dia 21, traz destaque ao tema promovendo a palestra “Da Programação Criativa à Criatividade Computacional”. O evento, que acontece no dia 18 de abril às 10h, no Anfiteatro do Centro, evidencia a interseção entre tecnologia e criatividade. A iniciativa, liderada pelo professor Filipe Calegario, tem por objetivo explorar na palestra como a tecnologia pode servir como uma extensão poderosa da nossa criatividade, abrindo novas portas para expressões artísticas e criativas. O tema traz uma abordagem que já é discutida em sala na disciplina de Criatividade Computacional lecionada pelo professor aos alunos de graduação do CIn-UFPE. O evento é aberto ao público.

Com o seminário, o professor também busca trazer pautas atuais com alta relevância, como a vertente de co-criatividade humano-computador, uma alternativa ao pensamento de que a tecnologia irá substituir o humano e não ampliar suas habilidades. Ao trazer esse tema à discussão, o CIn-UFPE reafirma seu compromisso em fomentar o pensamento criativo no meio acadêmico.

Sobre o Evento – Nesta palestra, embarcaremos em uma jornada exploratória pelas interseções entre computação e criatividade. A “Programação Criativa” serve como ponto de partida, no qual o código transcende sua função utilitária para se tornar um meio de expressão artística e experimentação. Em vez de pensar em soluções para problemas específicos, aqui, o foco reside na exploração e na descoberta de novas formas de expressão com o uso da tecnologia. Avançando, mergulhamos no mundo da “Criatividade Computacional”, uma área de pesquisa e uma disciplina da graduação que se dedica a integrar e expandir processos criativos usando computadores. Exploraremos como técnicas de IA Generativa são aplicadas para criar arte, música, textos e vídeos, expandindo assim os horizontes do que humanos e máquinas juntos podem alcançar criativamente.

Sobre o tema –  Criatividade Computacional é uma área multidisciplinar que está na interseção entre a Inteligência Artificial (IA), interação humano-computador, psicologia cognitiva, filosofia e artes. O objetivo da Criatividade Computacional é modelar, simular, ou replicar a criatividade usando um computador. Um programa gerador de novos conteúdos, como: texto, imagem, vídeo; como é possível criar automaticamente esse novos conteúdos. Uma outra classe de ferramentas são programas que possam aprimorar a criatividade humana, nesse caso seria uma ferramenta de suporte ao processo criativo humano.

Sobre o Professor – Filipe Calegario é doutor em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn), UFPE, com pesquisas em criatividade computacional, IA gerativa, computação musical e design de interação de novas interfaces para expressão criativa. Em 2015, foi pesquisador visitante no Laboratório de Dispositivos de Entrada e Interação Musical da Universidade McGill, Canadá. É um dos fundadores da Batebit Artesania Digital e um dos coordenadores do MusTIC, grupo de pesquisa em arte, tecnologia e criatividade do CIn-UFPE. É coordenador do GERAIA, grupo de pesquisa e aplicações de IA gerativa. Foi contemplado em duas edições do Rumos Itaú Cultural para o desenvolvimento do aplicativo musical Tocada (2014) e o aprimoramento do kit de ferramentas para experimentação de instrumentos musicais digitais Probatio (2018). Em 2019, publicou o livro intitulado “Desinging Digital Musical Instruments with Probatio: A Physical Prototyping Toolkit” (“Projetando Instrumentos Musicais Digitais Utilizando Probatio: Um Kit de Ferramentas de Prototipação Física”).