O programa é direcionado a estudantes de graduação e mestrado da área de Computação e acontecerá na Alemanha no final de julho

O estudante de Engenharia da Computação do Centro de Informática da UFPE, Hugo de Almeida Medeiros, foi selecionado para a “Cornell, Maryland, Max Planck Pre-Doctoral Research School (CMMRS) 2024”. O programa terá duração de uma semana, iniciando no dia 28 de julho no Max Planck Institute for Software Systems, em Saarbrücken, Alemanha. A CMMRS é uma das mais prestigiosas escolas de pré-doutorado em Computação do mundo, reunindo estudantes de destaque, que serão apresentados a pesquisas de ponta e terão a oportunidade de interagir pessoalmente com pesquisadores líderes em suas áreas de atuação.

Essa é uma experiência única para Hugo, que poderá identificar as áreas mais promissoras de um futuro Doutorado, firmando conexões com outros profissionais. “Além disso, pretendo expandir a minha visão e as minhas concepções sobre o estado da arte da Computação, aprendendo metodologias e abordagens de ponta. De volta ao CIn, espero poder compartilhar minha experiência com meus colegas”, afirma.

Hugo declara ter se interessado por ciência e tecnologia desde a infância, tendo estudado no Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE. “Nesse contexto e em função dos avanços tecnológicos derivados da informática que permeiam quase todos os segmentos de nossa sociedade, optei por cursar Engenharia da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). A formação na Alemanha surge, naturalmente, como um prolongamento dessa minha formação”, pontua. Membro do RobôCIn, equipe de pesquisa na área de robótica, o estudante também iniciará um Programa de Iniciação Científica (PIBIC) ainda nesse ano na área de segurança cibernética em sistemas ciberfísicos, com o professor Divanilson Campelo como seu orientador.

“O CIn contribuiu para minha conquista de forma decisiva. Primeiramente, ele oferece um ambiente de trabalho que permite aos alunos estudar, pesquisar e empreender. Em seguida, dispõe de uma infraestrutura física de primeira qualidade, e conta com um corpo docente comprometido com o ensino, a pesquisa e a extensão. Meu perfil foi forjado no CIn e, sem a orientação que recebi do Professor Divanilson Campelo, não teria sido possível para mim ser selecionado para a escola da CMMRS”, Hugo conclui.

Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.

O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.

Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.

O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.