Estudante do Centro fica entre as dez melhores colocadas da competição

No dia 13 deste mês, estudantes dos três cursos do Centro de Informática (CIn) da UFPE participaram da primeira fase da Maratona Feminina de Programação (MFP) 2024. Dentre as mil inscrições, feitas de toda a América Latina, a aluna Sarah Leitão Melo, do curso de Engenharia da Computação, alcançou a sétima posição geral, empatada com as primeiras colocadas na quantidade de questões resolvidas (6 de um total de 7 questões). Participaram também as estudantes: Anna Ferreira (CC), Bonna Borsoi (CC), Giovanna Almeida (SI), Iasmin Gomes (CC), Sofia Diniz (SI) e Victoria Silva (EC).

A MFP surgiu como uma iniciativa para ampliar a participação de mulheres e pessoas não-binárias latino-americanas com alinhamento feminino ou neutro na área da computação, especialmente no ensino superior. O evento é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e apoiado pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas.

Sobre a Maratona – O evento consiste em uma competição de programação de duas fases – a primeira fase foi online, enquanto a segunda será presencial – voltada ao público feminino e no formato individual, no qual as competidoras devem, em um determinado tempo, utilizar seus conhecimentos sobre linguagens e técnicas de programação para solucionar o maior número de problemas com a maior agilidade possível.