O seminário será realizado no dia 29 de abril no auditório do PD

No dia 29 deste mês, o professor do CIn-UFPE, Nivan Roberto Ferreira Júnior, ministrará o seminário “Visualização de Dados e Aplicações para Análise de Dados Urbanos” no auditório do Porto Digital (PD), localizado no 9º andar do prédio. O evento terá início às 16h e os interessados deverão se inscrever através da plataforma Sympla. A realização do seminário é fruto de décadas de parceria entre o CIn e o PD, que foi inicialmente desenvolvido como uma ideia inovadora no Centro de Informática e hoje é responsável por levar o nome de Recife para o mundo.

A palestra discutirá de que forma aplicações de ciência de dados e, em particular, técnicas de visualização interativa têm influenciado a área de planejamento urbano. Ademais, serão abordados exemplos práticos derivados das pesquisas do professor Nivan, além de temas científicos relacionados à área.

Sobre o professor: Nivan Ferreira é Professor Adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Obteve seu Doutorado em Computer Science pela New York University (2015), realizou pós-doutorado na University of Arizona (2016). Obteve seu Mestrado em Matemática (2010) e o Bacharelado em Ciência da Computação (2009), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor visitante na Université Paris-Saclay, França (2022). Seus interesses de pesquisa envolvem diferentes aspectos de visualização interativa de dados, em particular, em sistemas e técnicas para análise de dados espaço-temporais. Trabalhou em projetos de visualização de dados aplicados nas áreas de mobilidade, arquitetura e planejamento urbano.