MaratonaCIn foi o segundo time brasileiro com a melhor colocação na competição

O time da MaratonaCIn marcou presença na 46ª edição das finais mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior competição de programação do mundo. As finais ocorreram na cidade de Luxor, no Egito. A equipe ficou entre as seis melhores colocadas da América Latina na competição, sendo a segunda melhor equipe brasileira, com um total de 4 problemas resolvidos. O time, intitulado “Amigos de Yuki”, é composto pelos competidores Bezaliel Silva, Gabriel Pessoa, Ícaro Guerra e orientados por Nivan Ferreira, professor do CIn, e por Tiago Gonçalves, aluno do Centro e ex-competidor, que se classificou para as finais conquistando o título nacional em 2022.

Sobre a competição: O desafio do ICPC promove criatividade, trabalho em equipe e inovação na criação de novos programas para software. Os competidores devem resolver um conjunto de problemas envolvendo álgebra, combinatória, geometria e otimização, que devem ser elaborados em linguagens de programação como C, C++, JAVA, Python, dentre outras. Os times, formados por 3 competidores, são pontuados de acordo com o tempo e o número de problemas resolvidos.

Sobre o MaratonaCIn: O time de programação competitiva do Centro de Informática da UFPE tem como foco preparar os estudantes do CIn para competir na Maratona de Programação (campeonato nacional de programação competitiva) e no International Collegiate Programming Contest (ICPC). O time tem grande tradição nesses eventos, sendo o maior campeão do país, com seus dez títulos nacionais, um título latino-americano, e uma vasta coleção de medalhas.