Algumas das empresas mais bem sucedidas do país nasceram aqui

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem se consolidado cada vez mais como uma instituição fundamental para a ascensão do mercado de tecnologia nacional. A trajetória do Centro é marcada pelo constante incentivo à inovação e ao empreendedorismo e pelo vasto desenvolvimento de startups de destaque nacional e internacional. Em recente levantamento do Porto Digital, dentre as 10 empresas com maior faturamento do ecossistema, três nasceram no CIn. Com iniciativas que inspiram, professores e alunos do Centro fundaram o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), a Neurotech e a Tempest Security Intelligence.

Idealizada por Silvio Meira (professor do CIn-UFPE) no final dos anos 90, o CESAR se situa no coração do Porto Digital, tendo nascido da necessidade de aproximar a academia e o mercado. Seu surgimento permitiu que talentos em ascensão no campo tecnológico já não precisassem sair de Pernambuco para encontrar oportunidades. A empresa passou a ofertar cursos da graduação ao doutorado, formações continuadas, projetos educacionais e programas de Educação Corporativa, através de seu braço educacional, CESAR School. O cenário do empreendedorismo pernambucano nunca mais foi o mesmo, uma vez que a chegada do CESAR fez com que outras diversas iniciativas de programas prioritários de informática começassem a ser estruturadas.

Menos de 10 anos depois, estudantes do Centro de Informática, orientados pelos professores Germano Vasconcelos e Paulo Adeodato, desenvolveram a Neurotech, empresa pioneira e referência número um na criação de soluções avançadas de Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning. Sua missão é transformar um mundo com informações confiáveis e relevantes para que seus clientes obtenham resultados incrementais expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Recentemente adquirida pela B3, bolsa de valores brasileira e uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, a Neurotech é uma das scale-ups mais consolidadas do Brasil, com atuação em todo o território nacional. Ao longo de seus 20 anos de experiência, a empresa já desenvolveu mais de 1.000 soluções nos segmentos de crédito, varejo, seguros e mercado financeiro.

A Tempest Security Intelligence surge na mesma época, atuando na área de segurança digital e prevenção a fraudes. Fundada pelos estudantes do CIn, Cristiano Lincoln, Marco Carnut e Evandro Hora, hoje a Tempest é a maior empresa especializada em cibersegurança do país, aliando tecnologia de ponta com o maior time técnico da América Latina para entregar soluções nas categorias Consultoria Estratégica, Serviços Gerenciados de Segurança, Integração de Softwares e Identidade Digital. Em sua trajetória, a Tempest consolidou seus negócios aliando técnica, metodologia e tecnologia, que reforçam sua posição como maior “end-to-end cybersecurity partner” do mercado.

Escrevendo uma história de paixão e dedicação, o CIn-UFPE vai além das fronteiras acadêmicas, firmando parcerias estratégicas com empresas nacionais e internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial reafirma o Centro de Informática como um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços por meio de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.

Empreendedorismo no CIn-UFPE – Através da disciplina Projetão, que possibilita uma formação especializada em empreendedorismo, o CIn estimula, fortalece e auxilia seus estudantes a criarem ideias empreendedoras. Esses projetos são apresentados ao mercado no final do semestre e permitem que o aluno faça seus primeiros contatos com potenciais investidores. O Centro também conta com o CInove, gerência de inovação, e com o SandPit, pré-incubadora de negócios, que oferece um programa de formação empreendedora. Ademais, a Coordenação de Cooperação do CIn estabelece uma ponte entre Universidade e empresas, enquanto o Alumni CIn articula ex-alunos na missão de colaborar com o desenvolvimento da instituição, completando esse espaço em um processo constante de inovação.