O Projeto LuxAI, através do seu site oficial ( luxai.cin.ufpe.br ) disponibiliza, gratuitamente, o Curso Livre de Fotografia Computacional. O curso conta com 30h de material teórico e prático, utilizando as referências mais relevantes da área e produzido pelos profissionais altamente qualificados do projeto.

Este curso oferece uma imersão nos conceitos fundamentais do processamento digital de imagens, abordando desde a formação de imagens através da luz e do olho humano até a captura, representação e manipulação digital. Você aprenderá a trabalhar com diferentes tipos de imagens, entendendo como os pixels armazenam informações e como aplicar operações de processamento, como equalização de histograma e filtragem espacial, para aprimorar a qualidade visual das imagens.

Além disso, o curso explora técnicas avançadas como a transformada de Fourier para análise de frequência, métodos para restaurar imagens degradadas e modelos de cor para aprimoramento e correção de imagens coloridas. Também aprenderá sobre compressão de imagens, compreendendo como economizar espaço e largura de banda sem comprometer a qualidade. Esta é uma oportunidade única para dominar as ferramentas e técnicas que transformarão sua abordagem ao trabalho com imagens digitais.

O LuxAI é um projeto do PPI (PROGRAMAS E PROJETOS PRIORITÁRIOS DA LEI DE TICs), que utiliza recursos disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, obtidos através da Lei da Informática (Lei nº 8.248/91), através do Programa SOFTEX.