A conferência Foundations of Software Engineering (FSE) 2024 será realizada pela primeira vez no Brasil

Os professores Leopoldo Teixeira, Breno Miranda e Marcelo d’Amorim do Centro de Informática (CIn) da UFPE integram o comitê de organização geral da ACM International Conference on the Foundations of Software Engineering (FSE) 2024. A conferência internacional é um dos principais eventos mundiais da área de Engenharia de Software e será realizada pela primeira vez no Brasil no distrito de Porto de Galinhas, localizado no município de Ipojuca, Pernambuco, entre os dias 15 e 19 de julho. Os docentes ocupam, respectivamente, os cargos de “Conference and local organization chair”, “Finance chair” e “General Chair”, sendo responsáveis pela organização geral e local da conferência, assim como dos assuntos financeiros.

Durante o evento FSE 2024, pesquisadores, profissionais da indústria e educadores de maioria estrangeira apresentarão as mais recentes tendências inovadoras, experiências e desafios do campo de Engenharia de Software em todas as áreas. O evento é promovido pela Association of Computing Machinery (ACM), sociedade científica internacional para Computação, com sede nos Estados Unidos. Em particular, é um evento oficial do ACM Special Interest Group on Software Engineering (SIGSOFT), grupo de interesse na área de Engenharia de Software. Segundo Leopoldo Teixeira, já são mais de 360 pessoas inscritas. Entre os mais de 850 artigos submetidos para diferentes trilhas da conferência, serão apresentados quase 200 trabalhos aprovados.

O comitê organizador e o local onde ocorrerá o evento foram selecionados através de proposta submetida pelos professores do CIn-UFPE ao comitê diretivo da conferência no ano de 2021. Além dos docentes do Centro, pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal Fluminense (UFF) integram o comitê de organização do evento em diferentes frentes. Os brasileiros são acompanhados na equipe por integrantes da América do Norte, Ásia, Europa e Oceania.

Realizar a FSE 2024 no Brasil e, sobretudo, em solo Pernambucano é também um reconhecimento da relevância das pesquisas realizadas em Engenharia de Software pelos docentes do CIn-UFPE e dos demais pesquisadores brasileiros envolvidos, que se destacam na comunidade internacional.