Prefácio da obra foi escrito pelo professor do Centro, Geber Ramalho, que é pioneiro na área de jogos digitais no Brasil

Aluno de doutorado em Ciência da Computação do CIn-UFPE, Jader Abreu, lançou livro adaptado a partir da pesquisa que desenvolveu ao longo de seu mestrado, também realizado no Centro. A obra foi intitulada “O Professor Jogador: Gamificação na Sala de Aula” e pode ser adquirida através do link. O prefácio do livro foi escrito pelo professor Geber Ramalho, orientador de Jader e um dos pioneiros na área de jogos digitais no país.

O docente foi responsável por mais de 80 dissertações e teses, tendo coordenado também projetos nacionais e internacionais de pesquisa e inovação, incluindo a Rede Nacional de Visualização. Ajudou a fundar empresas como a Meantime Mobile Creations, Jynx Playware e Daccord Music Software. Especialista em Inteligência Artificial, Interface Humano Computador, e Entretenimento Digital e Inovação, Geber fundou comissões especiais da Sociedade Brasileira de Computação em Jogos e Entretenimento Digital e em Computação Musical. É conselheiro do Porto Digital e do CESAR, onde foi presidente do conselho por seis anos.

Sobre o estudante: Professor do IFPI – Campus Picos, mestre e doutorando em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE. Tem mais de 10 anos de experiência no mercado de software. Ajudou a fundar as startups de desenvolvimento de jogos e realidade virtual Sertão Games, Radical Dreamers e Viagens Virtuais. É pesquisador do Voxar Labs e do Mustic, ambos grupos de pesquisa em tecnologia do Centro de Informática. Pesquisa principalmente nas áreas de Inteligência Artificial aplicada, interatividade e jogos aplicados à educação.

Sinopse – O professor jogador: gamificação na sala de aula é um livro para professores que gostariam de inovar em sala de aula, mas não sabem como, ou para o professor que gosta de inovar sempre. Ser um professor jogador é pensar como atrair a atenção dos estudantes para o conteúdo por meio de elementos de jogos e como avaliar constantemente os estudantes de forma eficiente. Neste livro, você vai descobrir o que é Gamificação e ver vários exemplos de como ela pode ser usada na prática. Vai acompanhar relatos de professores jogadores e seus estudantes que usaram Gamificação em sala de aula. Você vai ver o passo a passo do uso de Gamificação em sala de aula e vai acompanhar todo o processo realizado pelo autor desde sua inquietação pessoal de professor até o teste do processo de Gamificação com outros professores. Vai conhecer os resultados alcançados por cada professor e saber detalhes do que fez a diferença. O livro ainda disponibiliza todo o referencial teórico e metodológico para o caso de você desejar se aprofundar no assunto. Por fim, você estará transformado e animado para usar também todo esse conhecimento em sua sala de aula e se tornar um professor jogador.

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