O Trabalho de Paulo Freitas, que foi orientado pelo Prof. Divanilson Campelo e co-orientado pelo Prof. Georges Kaddoum, foi o ganhador do Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) 2024

Paulo Freitas, docente e ex-aluno do Centro de Informática (CIn) da UFPE, venceu o Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) 2024 com o trabalho “Towards Intelligent Security Mechanisms for Connected Things”. A premiação foi entregue em Niterói, Rio de Janeiro, durante o SBRC 2024, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC) entre os dias 20 e 24 de maio. A conquista consagra a melhor tese de doutorado em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos defendida no Brasil em 2023.

Segundo Paulo Freitas, a conquista também é resultado da orientação fundamental realizada pelos professores Divanilson Campelo, do CIn-UFPE, e Georges Kaddoum, da École de technologie supérieure (ÉTS, Canadá). “Os dois me acompanharam durante todo o doutorado, contribuíram enormemente com o desenvolvimento do trabalho, revisando o que foi preciso e trazendo sugestões. Então foi um trabalho desenvolvido em conjunto com os meus orientadores”, ressalta.

Durante o doutorado, a pesquisa de Paulo Freitas buscou melhorar a segurança nas redes de conectividade sem fio e seus múltiplos objetos conectados. O trabalho propõe novos Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS, no inglês) não supervisionados que buscam detectar ataques conhecidos e desconhecidos, reduzindo os tempos de detecção em comparação com abordagens preexistentes. Além disso, o trabalho também avalia a segurança de sistemas que utilizam modelos de aprendizagem de máquina e propõe um mecanismo de defesa para proteger classificadores de modulação de ataques adversariais, diminuindo com sucesso a redução de acurácia causada por diferentes técnicas de ataques. Com isso, a tese avança o estado da arte da área da segurança considerando os problemas de ciberataques e ataques adversariais.

A tese de Doutorado foi defendida em 15 março de 2023 tendo como banca examinadora os professores: George Cavalcanti do CIn-UFPE, Chamseddine Talhi e Kim Khoa Nguyen da ÉTS no Canadá, Susana Sargento da Universidade de Aveiro em Portugal, e Michele Nogueira Lima da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Eduardo Coelho Cerqueira da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sobre o Concurso – A coordenação do Concurso de Teses e Dissertações do SBRC 2024 foi realizada pelo professor José Augusto Suruagy do CIn-UFPE e por Rosa Maria Meri Leão, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A seleção da melhor tese foi realizada por um comitê de avaliação composto por diferentes professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades brasileiras. De acordo com a chamada do CTD, o comitê levou em conta o trabalho completo, seus resultados científicos e tecnológicos já gerados e potenciais, o impacto na área de redes de computadores e sistemas distribuídos, assim como a sua apresentação no CTD.

Sobre o professor – Paulo Freitas de Araújo Filho é engenheiro eletrônico e mestre em Ciência da Computação pela (UFPE), doutor em Ciência da Computação pela UFPE e também doutor em Engenharia Elétrica pela École de Technologie Supérieure (ÉTS, Canadá). Desde 2023, atua como docente do CIn-UFPE. Seus principais interesses de pesquisa são em cibersegurança, sistemas de detecção de intrusão, inteligência artificial, deep learning, ataques adversariais e objetos conectados.