A competição aconteceu no dia 25 de maio e recebeu 896 times de toda a América Latina

No dia 25 de maio, o CIn-UFPE participou em peso da Fase 0 da Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Divididos em 34 times, mais de cem estudantes do Centro fizeram parte da competição, que contou com 896 times inscritos de toda a América Latina. Ao final do campeonato, o time “sapo avlc” foi consagrado o melhor time de Pernambuco, ocupando a trigésima posição no ranking geral. O resultado completo está disponível no site da competição.

A Fase 0 da Maratona SBC de Programação é opcional e acontece virtualmente. Seu propósito é divulgar a programação competitiva entre estudantes de Computação e cursos afins. No Centro, o grupo MaratonaCIn, com o apoio voluntário dos estudantes Henrique Leite, Luis Brito e Rafael Ayres, replicou parte da experiência de uma competição presencial com a entrega de balões para os times que competiram nos laboratórios do CIn.

Ao longo de cinco horas, os grupos foram desafiados a resolver a maior quantidade possível de um conjunto de 14 problemas. As cinco equipes do CIn com melhor desempenho foram: “sapo avlc”, formado pelos alunos Samuell Costa, Paulo Correia e Icaro Nunes, “procurando a lógica”, composto por Gabriel Meireles, Pedro Queiroz e Sarah Melo, “não, sei usar vírgula”, com Ryei Moraes, Pedro Araujo e Pierre Oria, “vim pela camisa, fiquei pelo AC”, com Bonna Borsoi, João Braga e Cleber Junior, e “ex usuários de python”, com João Silva, Lucas Guimarães e Pedro Monte.

Sobre a Maratona SBC de Programação: Este é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996. Tendo nascido das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais da competição de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maratona faz parte da super-regional latino americana do evento. Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Fonte: https://maratona.sbc.org.br/sobre/index.html