O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 deste mês na cidade de Belém (PA)

No dia 5 deste mês, o professor do Centro de Informática, Sérgio Soares, ministrou palestra intitulada “Modelo de Interação Universidade – Tribunal para Estimular a Inovação”. Sua apresentação fez parte da programação da 2ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de junho, em Belém (PA).

O encontro teve como objetivo refletir a respeito da implementação de metodologias de trabalho inovadoras no setor judiciário. Além disso, também foram debatidos temas relacionados às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça Eleitoral do Brasil. Assim, o evento permitiu que o professor Sérgio compartilhasse a trajetória de mais de duas décadas do CIn com projetos de inovação, desenvolvidos através da parceria com instituições públicas e privadas.

O Centro de Informática trabalha diariamente no fomento de novas ideias, estabelecendo parcerias que transformam projetos e pesquisas em resultados práticos, voltados para necessidades reais identificadas no mercado. As atividades desenvolvidas envolvem educação, treinamento, pesquisa, inovação, transferência de resultados e consultoria e contam com o suporte de quase 100 pesquisadores.

Dessa forma, o CIn tem se mantido entre as Instituições Brasileiras de Ciência e Tecnologia que conseguem captar mais recursos privados para pesquisa e inovação, sobretudo através da Lei de Informática. Consolidando-se como um hub de Tecnologia da Informação e Comunicação no estado de Pernambuco, o Centro atuou na criação de instituições de destaque, como o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e o Porto Digital, além de contribuir para a geração de inúmeras startups de sucesso.