O TCC de Matheus Nobre orientado pela professora Jéssyka Vilela foi destaque no VI Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso em SI (CTCCSI)

O trabalho do aluno Matheus Nobre apresentado como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação no Centro de Informática (CIn) da UFPE recebeu o certificado de menção honrosa no VI Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso em SI (CTCCSI). A premiação ocorreu no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2024, realizado entre os dias 20 e 23 de maio em Juiz de Fora, Minas Gerais. O TCC “Conteúdos e competências para o ensino BPM em Cursos de Computação: um estudo de mapeamento sistemático” foi orientado pela professora Jéssyka Vilela, que destaca a conquista como um indicativo da qualidade dos trabalhos desenvolvidos no grupo de pesquisa Dating with Advanced Requirements Engineering (DARE) do CIn.

O TCC apresenta uma revisão sistemática de literatura para identificar os principais conteúdos abordados e competências desenvolvidas no ensino de Gerenciamento de Processos de Negócio, mais conhecido pela sigla BPM, do inglês Business Process Management. O Ensino de BPM envolve a instrução sobre metodologias, técnicas e ferramentas de BPM usadas para modelar, analisar, medir, melhorar e automatizar processos de negócios. Sendo também uma linha de pesquisa em que a professora Jéssyka Vilela atua, buscando levar as melhores práticas de mercado para os projetos desenvolvidos em disciplinas acadêmicas, assim como aspectos motivacionais, como o uso de jogos sérios para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Foi através da monitoria na disciplina de “Gestão de Processos de Negócio”, ministrada pela professora Jéssyka, que Matheus se aproximou do tema da pesquisa, integrando também o grupo DARE. “Essa experiência prática e o envolvimento direto com a disciplina foram fundamentais para desenvolver meu interesse e aprofundar meus conhecimentos em BPM”, aponta.

No TCC foram identificados também métodos de ensino BPM, o suporte de tecnologias neste ensino, assim como os principais desafios na formação dos profissionais. Os resultados obtidos foram comparados com as diretrizes curriculares nacionais delineadas no Referencial de Formação para os Cursos de Graduação em Computação de 2017, currículo de referências mais atualizado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e o currículo essencial de BPM definido no Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK) 4.0. Assim, o TCC contribuiu com a identificação de lacunas entre o ensino de BPM e as demandas do mercado, ressaltando a importância de adaptações curriculares e da introdução de métodos inovadores.

De acordo com a professora Jéssyka, para além da menção honrosa “o reconhecimento da relevância do trabalho de Matheus é evidenciado a partir da publicação de artigo baseado no TCC na 17ª International Conference on Computer Supported Education (CSEDU)”, evento internacional de educação que ocorreu na França em maio de 2024. Assim como o aceite de outro artigo fruto do TCC no Workshop sobre Educação em Computação (WEI) que será realizado pela SBC em Julho de 2024.

Atualmente, Matheus Nobre é aluno do Mestrado em Engenharia de Software do CIn-UFPE, orientado pela professora Carla Silva. Segundo ele, a pesquisa de TCC foi fundamental para dar continuidade à carreira acadêmica. “O tema do TCC e os resultados obtidos despertaram meu interesse pela área de ensino de BPM e pela continuidade da pesquisa em contextos acadêmicos e práticos. A experiência também reforçou minha decisão de seguir a carreira acadêmica, dada a importância e o impacto que a pesquisa pode ter na formação de futuros profissionais”.

Sobre o concurso – O Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação (CTCCSI) do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2024) é uma iniciativa da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que seleciona e premia os três melhores trabalhos de conclusão de curso de graduação da área de Sistemas de Informação concluídos, defendidos e aprovados no ano de 2023.

A avaliação foi conduzida em três fases: avaliação do artigo resumo, avaliação do documento do TCC e apresentação do TCC. Ao final, a comissão organizadora do CTCCSI consolidou as notas obtidas nas três fases para determinar os trabalhos premiados. Os trabalhos premiados entre os finalistas recebem os certificados de “Prêmio” e os demais trabalhos finalistas recebem o certificado de Menção Honrosa.