A startup Aicury foi desenvolvida por dois doutorandos do Centro em 2023, com o objetivo de desenvolver soluções avançadas para o monitoramento da saúde

Healthtech inovadora, incubada no Centro de Informática (CIn) e no Polo Tecnológico da UFPE, a Startup Aicury tem revolucionado o campo da saúde nacional através da tecnologia. A startupfoi recentemente aprovada em três grandes editais da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI), em reconhecimento ao seu compromisso contínuo com a inovação e com o desenvolvimento de soluções avançadas para o monitoramento da saúde.

A Aicury foi fundada por dois doutorandos do CIn, Geicianfran Roque (CEO) e José William (Head de Projetos), que, juntos, lideram a empresa. Seu carro-chefe, o Ai Vital, é um chatbot que utiliza Large Language Models (LLMs) para proporcionar acompanhamento pós-operatório de feridas cirúrgicas no pós-alta hospitalar A tecnologia objetiva transformar o cuidado de saúde pós-operatório através de soluções de monitoramento inteligente. Estas conquistas reforçam a posição da Aicury como líder em tecnologia de saúde, comprometida em oferecer soluções inovadoras e eficazes para o monitoramento pós-operatório de feridas cirúrgicas.

Em parceria com a Aicury, o projeto contempla os seguintes editais: Edital Pernambucanas Inovadoras 2024 – FACEPE, Edital Nº 08/2024 – FACEPE COMPET AME e Edital Nº 05/2024 – FACEPE Transforma Mulher-PE. Participação de Shirley Cruz, chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HC. Esta iniciativa é parte do Programa de Saúde Digital do HC e reúne profissionais do Setisd e da Comissão de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) do HC.

“A aprovação da Aicury nestes editais públicos reflete a qualidade do trabalho que eles vem desenvolvendo e o compromisso do CIn com a evolução tecnológica e a criação de startups de alta tecnologia”, afirma Cleber Zanchettin, chefe da Coordenação de Cooperação e Inovação. “Ela também reforça nosso papel em fomentar iniciativas que abordem questões sensíveis e de alta relevância para a sociedade. Estamos orgulhosos de ver mais uma startup do CIn destacando-se no cenário nacional e reafirmamos nosso compromisso em continuar apoiando e incentivando o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que trazem benefícios reais para a sociedade”, conclui.

Edital Pernambucanas Inovadoras 2024 – FACEPE – A Aicury está implementando em sua solução, já em POC, no Hospital das Clínicas da UFPE, um sistema de alertas inteligentes, utilizando algoritmos de machine learning para a detecção precoce de infecções em feridas cirúrgicas. Este projeto reforça a capacidade da Aicury de agregar valor ao cuidado contínuo, promovendo intervenções rápidas e precisas para potencializar a recuperação dos pacientes.

Edital Nº 08/2024 – FACEPE COMPET AME Com foco em procedimentos bioéticos e treinamento de equipes hospitalares, este projeto permitirá à Aicury fortalecer seu compromisso com a ética e a formação de pessoal qualificado. Isso é essencial para garantir que as soluções da empresa sejam implementadas com o mais alto padrão de responsabilidade e eficiência.

Edital Nº 05/2024 – FACEPE Transforma Mulher-PE Este projeto irá fomentar o desenvolvimento de recursos de voz no chatbot Ai Vital, preparando a solução para uma ampla adoção no Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão de funcionalidades de voz é um passo crucial para tornar a tecnologia da healthtech mais acessível e eficiente para todos os pacientes, independentemente de sua alfabetização ou capacidade de acessar plataformas digitais.

“Estamos comprometidos em continuar desenvolvendo soluções inovadoras que transformem o cuidado em saúde, proporcionando um atendimento mais eficaz e acessível para todos”, conta Geicianfran Roque. “Nossa missão é clara: usar a tecnologia para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Com cada avanço, damos um passo importante em direção a um sistema de saúde mais eficiente e humanizado. Estamos apenas começando, e a cada dia, nos aproximamos mais do futuro que imaginamos – um futuro onde a tecnologia e o cuidado andam de mãos dadas para o bem-estar de todos”, aponta a CEO da Aicury.