A competição nacional, promovida pelo Instituto Ideias de Futuro em parceria com o Sebrae, busca estimular soluções tecnológicas para problemas enfrentados por escolas e comunidades em todo o Brasil
No início do mês de agosto, o Projeto “Maia Tech”, uma mentora de aprendizagem com inteligência artificial, foi selecionado para representar o CIn-UFPE na modalidade de Ensino Superior do Desafio Liga Jovem. Em meio a 4.920 participantes somente no estado de Pernambuco, a ideia da equipe se destacou ao propor uma subversão de tecnologias emergentes em ferramentas de acessibilidade transformadoras, voltada para estudantes neurodivergentes em preparação para o ENEM.
Através de um aplicativo que utiliza IA para criar planos de estudo personalizados, fornecer suporte e acompanhar de perto o desempenho dos alunos, o projeto busca oferecer uma aprendizagem mais efetiva àqueles com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Durante todo o extenso processo de pesquisa, escopo e desenvolvimento do produto, a equipe formada pelos estudantes Dayane Camile Bezerra de Lima, Aldo dos Santos Ferreira Lemos, Yuumi Kunii, Celeste Azul Gomes de Gouveia Pereira, e Juliana Talita Silva, esteve sob orientação do professor Filipe Calegario.
Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.
O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.
Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.
O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.
Comentários desativados