Eric de Lima explorou abordagem comparativa entre frameworks Flask, FastAPI e Django no maior evento da comunidade Python da região

Graduando em Sistemas de Informação pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE, Eric de Lima participou como palestrante da Python Nordeste 2024, evento realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, em Natal, Rio Grande do Norte. Em palestra intitulada “Queimada Grande: Django, Flask e FastAPI pegando fogo na ilha”, o estudante apresentou uma abordagem didática sobre o uso de três dos principais frameworks de back-end no desenvolvimento de aplicações web. Explorando as funcionalidades do Flask, FastAPI e Django, Eric construiu, de forma progressiva, três soluções diferentes, exemplificando desde a criação de páginas simples até a implementação de APIs robustas.

A Python Nordeste é o maior evento itinerante da comunidade Python na região, reunindo desenvolvedores, estudantes e entusiastas de diversas áreas. Durante sua apresentação, Eric comparou as vantagens e desvantagens de cada framework, destacando a importância de compreender as particularidades de cada ferramenta para aplicá-las no contexto mais apropriado. O evento busca promover a linguagem Python, estimular o desenvolvimento regional e incentivar a troca de experiências entre os participantes, com um forte compromisso com a diversidade e inclusão.