Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Aluno: Egon Ferreira Daxbacher
Orientador: Prof. Silvio Romero de Lemos Meira
Coorientador: Prof. Sérgio Castelo Branco Soares
Título: Impacts and critical success factors of digital transformation in
the Brazilian automotive industry: a qualitative study
Data: 12/09/2024
Hora/Local: 9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. André Luís de Medeiros Santos (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo (UFPE / Centro de Informática)
Profa. Flavia Maria Santoro (UERJ / Instituto de Matemática e Estatística)
Prof. Timothy J. Sturgeon  (MIT / Industrial Performance Center)
Profa. Silvia Bogéa Gomes (INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores)

RESUMO:

A indústria automobilística sofreu uma verdadeira revolução econômica e tecnológica nos últimos anos, adaptando-se continuamente a um mundo cada vez mais digitalizado. A Transformação Digital desempenha um papel proeminente ao representar uma mudança abrangente que vai além da mera incorporação de tecnologias digitais em produtos automotivos. As empresas automotivas têm se esforçado para redefinir suas estratégias competitivas a fim de se adaptarem às peculiaridades desta Era Digital. Esta tese tem como objetivo identificar os impactos da transformação digital no setor automotivo brasileiro e esclarecer os fatores críticos de sucesso na implementação de projetos de transformação digital, frente aos desafios e mudanças impostos pela economia digital. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 executivos C-Level de cinco grandes fabricantes de veículos do Brasil (o que representa mais de 2/3 desse setor), e o software MAXQDA apoiou a análise dos dados qualitativos. Esta tese aborda uma lacuna na pesquisa acadêmica focada em impactos e fatores críticos de sucesso para projetos de transformação digital, particularmente no contexto da Indústria Automotiva Brasileira (IAB), para fornecer insights significativos para pesquisas futuras e contribuir para a base de conhecimento científico sobre transformação digital. Os principais resultados desta pesquisa são identificar e qualificar os impactos e fatores críticos comuns de sucesso na implementação de projetos de transformação digital na IAB e propor um modelo que possibilite sua implementação em projetos futuros para aumentar suas chances de sucesso no mercado competitivo atual. Esta tese contribui para a literatura especializada ao integrar teoria e prática sobre transformação digital, destacando a importância de fatores como liderança, estratégia e inovação organizacional, e fornecendo um modelo prático baseado nos resultados obtidos para aplicação em iniciativas futuras.

Palavras-chave: Transformação Digital; Fatores Críticos de Sucesso; Indústria; Automotiva Brasileira.