Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 647
Aluno: Esdras Lins Bispo Junior
Orientadora: Profa. Simone Cristiane dos Santos Lima
Título: Exploring Equity and Self-Directed Learning in Computing Undergraduates: A Capability Analysis from the Global South
Data: 12/11/2024
Hora/Local: 14h – Auditório do CIn – Bloco B
Banca Examinadora:
Prof. Kiev Santos da Gama (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Ecivaldo de Souza Matos (USP / Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto)
Profa. Mirella Moura Moro (UFMG / Departamento de Ciência da Computação)
Prof. Roberto Almeida Bittencourt (UEFS / Departamento de Ciências Exatas)
Prof. Taciana Pontual da Rocha Falcão (UFRPE / Departamento de Computação)
RESUMO:
A Educação Superior em Computação (ESC) preocupa-se em considerar variáveis equitativas como gênero, raça/etnia, nível socioeconômico e cultura. No entanto, abordar como equilibrar diferentes fontes de desigualdades ainda é um desafio em aberto. Embora o CAPE Framework (Capacidade para’, ‘Acesso a’, ‘Participação em’ e ‘Experiência de’) consiga mapear a maioria das principais variáveis para uma análise de equidade, o conceito de capacidade está fortemente relacionado aos recursos, ignorando alguns aspectos essenciais relativos às oportunidades reais de um estudante de computação. Outro framework que pode tratar desse problema é a Abordagem das Capacitações (AC), sendo a liberdade de ser educado um dos objetivos dessa perspectiva. Nesse sentido, a aprendizagem ativa e a Aprendizagem Autodirigida (AAD) podem potencializar a liberdade dos estudantes de ESC, promovendo mais autonomia e habilidades socioemocionais cruciais em nossa sociedade complexa. A AAD é uma prática potencialmente equitativa, mas há desafios em aberto a considerar em relação a quando e como usá-la. Compreender melhor como a AAD ocorre de forma eficaz em estudantes de ESC também pode contribuir para entender o potencial da aprendizagem ativa em termos de capacitações. Assim, esta pesquisa de doutorado investigou como os estudantes de ESC em países em desenvolvimento conduzem sua AAD a partir da perspectiva da AC. Três Objetivos de Pesquisa (OP) ajudam a abordar essa questão em uma abordagem qualitativa: (OP1) compreender como os estudantes de ESC constroem suas trajetórias de AAD em países em desenvolvimento; (OP2) mapear os principais elementos de capacitações de AAD observados em estudantes de ESC em países em desenvolvimento; e (OP3) recomendar diretrizes aos stakeholders educacionais da ESC sobre como considerar efetivamente questões de equidade e aprendizagem ativa a partir da perspectiva da AC. Os resultados estão estruturados sobre as percepções de dois estudantes brasileiros de graduação em ESC sobre suas trajetórias de AAD, sendo um de menor e outro de maior nível socioeconômico (SES) da sua turma, respectivamente. Entrevistas e outras fontes de dados ajudaram a situar melhor os achados da pesquisa. As contribuições do doutorado foram (i) o uso da AC como um framework teórico de equidade na pesquisa em computação e Educação em Computação (EC), (ii) a proposição de um novo conceito chamado Capacitações da AAD, e (iii) uma materialização pragmática das discussões de equidade na ESC (além de outras contribuições científicas para Computação e Educação de maneira geral).
Palavras-chave: Educação em Computação. Equidade. Educação Superior. Aprendizagem Autodirigida. Abordagem das Capacitações
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