Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.180
Aluno: Rodrigo Adamski Parodes
Orientador: Prof. Cristiano Coelho de Araújo
Título: REDE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO
MÓVEL: Um Estudo de Caso em um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Desafios
Data: 19/12/2024
Hora/Local: 10h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE / Centro de Informática)
Prof. George Augusto Valença Santos (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Cristiano Coelho de Araújo (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Esta pesquisa descreve os resultados de um Estudo de Caso usando Redes de
Aprendizagem Colaborativa em um curso para desenvolvimento de aplicações
iOS baseado na abordagem Challenge-based Learning (CBL). Os resultados
mostram o valor dessas redes como uma fonte alternativa de suporte para
alunos com dificuldades no aprendizado de temas por eles considerados
complexos. Neste curso, os alunos são estimulados a perseguir autonomamente
objetivos de aprendizagem que são necessários para desenvolver seus
projetos iOS, independentemente do que foi ensinado em sala de aula. Desta
forma, os mentores orientam o processo enquanto os alunos têm liberdade no
gerenciamento do seu aprendizado com base nas demandas pessoais e nos
requisitos apresentados pelo desafio. No entanto, esse incentivo ao
protagonismo faz com que alguns alunos fiquem presos ao aprender por conta
própria. Além disso, alguns estudantes permanecem alheios às necessidades
de colegas fora de suas equipes de projeto, apesar das demandas e
prioridades muitas vezes serem semelhantes entre outros membros da turma
com menor afinidade. Nesta pesquisa, alunos de um curso de graduação
participantes do programa foram organizados em redes usando um algoritmo de
clusterização ligados por demandas de aprendizagem e interesses sociais em
comum. Os participantes dessas redes foram encorajados a colaborar por meio
de atividades interativas semanais. 73% dos participantes relataram ter
entrado em contato com colegas da rede para estudar em colaboração pelo
menos uma vez e experimentaram uma melhora na conclusão de seus objetivos
de aprendizagem (22%) em comparação com alunos não agrupados a alguma rede.
Altos níveis de satisfação dos alunos em relação ao networking promovido
também foram observados.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em desafios, autonomia, Aprendizagem
colaborativa em rede, Aprendizagem em rede, programação de ensino,
metodologias ativas, Aprendizagem colaborativa
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