Equipe CINsters se destacou na competição internacional com jogo educativo para incentivar meninas nas áreas STEM

A equipe “CINsters”, formada por três alunas do Centro de Informática (CIn) da UFPE, do primeiro período de Sistemas de Informação, conquistaram o 3º lugar na categoria Indústria do Entretenimento do Grand Prix SENAI de Inovação América Latina 2024. A competição ocorreu de 04 e 8 de novembro/24, e reuniu equipes multidisciplinares para desenvolver soluções inovadoras para desafios reais da indústria. Com o projeto “Spyci Academy”, as estudantes Letícia Uchôa, Lorena Castello Branco e Maria Eduarda Carvalho buscaram incentivar a inserção feminina nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) através de uma abordagem lúdica.


O projeto “Spyci Academy” é uma ferramenta de ensino no formato de jogo, no qual as participantes assumem o papel de agentes secretas e realizam missões relacionadas a diferentes campos da ciência, com direito a avatares personalizados, acompanhamento nivelado e um mural de grandes cientistas femininas. O reconhecimento no Grand Prix reforça o potencial do Centro de Informática como um centro de inovação na América Latina.


Segundo a equipe, o reconhecimento como consequência do trabalho que realizaram é mais um incentivo no que se trata da jornada acadêmica que têm pela frente. “Fizemos esse jogo para despertar o interesse de meninas na área de tecnologia, para que elas tivessem essa rede de apoio que nós três encontramos, umas com as outras”, explicou Lorena Castello Branco.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00