Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 665

Aluno: Felipe Omena Marques Alves
Orientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Coorientadora: Profa. Candy Marques Laurendon (Depto de Psicologia, Inclusão e Educação/UFPE)
Título: PLATAFORMA PARA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES PROFISSIONAIS
Data: 20/03/2025
Hora/Local: 09h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno

Banca Examinadora:
Prof. Nivan Roberto Ferreira Junior (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Ricardo Massa Ferreira Lima (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Natália Moraes Góes (UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências)
Prof. Cassio Cabral Santos (Universidade de Lisboa / Instituto de Educação)
Prof. Fernando Moreira (Universidade Portucalense / Departamento de Informática)

RESUMO:

O termo competência remete a um conjunto de aptidões que permite resolver situações mobilizando diferentes recursos cognitivos, isto é, saberes, valores e raciocínio. Ela se manifesta durante a execução de atividades visto que requer avaliação de recursos disponíveis e o discernimento em tempo real e é adquirida de forma processual sob um processo de aprendizagem contínua. Nossa proposta de tese está amparada na Didática Profissional e na autorregulação da aprendizagem e consolida artifícios para que os próprios estudantes regulem o desenvolvimento de suas habilidades técnicas com vista ao aperfeiçoamento das competências profissionais. A pesquisa foi realizada através da consolidação de resultados de seis estudos sucessivos que abordam revisões da literatura, análises etnográficas do contexto de investigação, processo de concepção e validação da plataforma, bem como, a análise da efetividade, da atratividade e dos benefícios de sua utilização. Concebemos, nesta pesquisa, uma plataforma web composta por mídias digitais para observação do exercício profissional e por recursos funcionais para o registro de ações de planejamento, execução e autoanálise que contribuem para a autorregulação da aprendizagem. Entendemos que a autorregulação do desenvolvimento de habilidades profissionais aplicadas ao ensino técnico é um caminho para uma maior autonomia do estudante (aprendiz em formação) e para o exercício profissional do futuro trabalhador (aprendiz ao longo da vida).

Palavras-chave: competência profissional, Didática Profissional, autorregulação, habilidades profissionais.

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