Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 666
Aluno: João Pontual de Arruda Falcão
Orientador: Prof. Silvio Romero de Lemos Meira
Coorientador: Prof. Geber Lisboa ramalho
Título: OPEN ALGORITHMS: AN INTERDISCIPLINARY INQUIRY OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE SYSTEMS
Data: 02/04/2025
Hora/Local: 10h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Roberto Mangabeira Unger (Harvard University)
Prof. Virgilio Augusto Fernandes Almeida (Departamento de Ciência da Computação / UFMG)
Prof. Rubén Interian Kovaliova (Departamento de Ciência da Computação/UNICAMP)
Prof. Paulo Daflon Barrozo (Boston College)
RESUMO:
Vivemos na “Era dos Algoritmos”. Os algoritmos moldam o comportamento humano e as estruturas sociais, influenciando dinâmicas de poder, crescimento financeiro e interações sociais. Trata-se de uma Era que nos apresenta oportunidades e desafios a serem enfrentados. Nesta pesquisa de doutoramento, propomos uma investigação teórica que revisita o entendimento clássico dos algoritmos vis-a-vis os avanços dos sistemas baseados em modelos de inteligência artificial (IA). Fazemos distinção entre estes algoritmos de vanguarda, baseados em inteligência artificial (IA) e os sistemas algorítmicos clássicos, conhecidos e estudados pela ciência da computação há 100 anos aproximadamente.
Nossa pesquisa sugere o surgimento de um novo “bicho” no reino dos algoritmos, ora denominado “algoritmos abertos” – nosso objeto de pesquisa. Esses algoritmos exigem enorme capacidade energética, interações contínuas de usuários, grandes volumes de dados e infraestrutura tecnológica avançada, exercendo um papel ativo e decisivo na sociedade. O comportamento e os resultados dos algoritmos abertos são difíceis de controlar e explicar apenas pela análise de seu código, como costuma ocorrer com os algoritmos clássicos, ora denominados “algoritmos fechados”.
Assim, investigamos os algoritmos abertos. Propomos um estudo epistemológico e ontológico sobre os algoritmos abertos, buscando responder questões fundamentais na construção do que no futuro pode ser uma “ciência dos algoritmos.” O que são os algoritmos abertos? Do que são constituídos? O que os diferencia dos algoritmos clássicos fechados? Que conhecimento é necessário para reconhecê-los e compreendê-los?
A imprevisibilidade dos resultados (output) dos algoritmos abertos sugere que a controlabilidade, a escalabilidade e o conhecimento necessário para seu uso são questões centrais. Respondemos as nossas perguntas de pesquisa sob a ótica do Pragmatismo Filosófico. Ou seja, para compreender os algoritmos abertos, propomos analisar seu uso (em contexto prático real), sua unicidade (sistema de interação de pessoas, processos e artefatos) e seus componentes (energia, hardware, software, agentes, dados, interface e sociedade).
Palavras-chave: Algoritmo, Sociedade, Filosofia, Software, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, LLM, Modelo de Linguagem, Agente, Autônomo, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Ontologia, Epistemologia, Regulação, Direito, Filosofia, Pragmatismo.
Comentários desativados