Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 669
Aluno: Carlos José Pereira da Silva
Orientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Coorientador: Prof. Leandro Marques Queiros
Título: PLATAFORMA PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NA CRIAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO PLANEJAMENTO COLABORATIVO DE AULAS
Data: 30/04/2024
Hora/Local: 10h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE / Centro de Informática)
Profa. Candy Marques Laurendon (UFPE / Depto de Psicologia, Inclusão e Educação)
Profa. Rosane Maria de Alencar da Silva (UFPE / Departamento de Sociologia)
Prof. Fernando Joaquim Lopes Moreira (Universidade Portucalense)
Prof. José Aires de Castro Filho (UFC / Instituto VirtualVirtual)
RESUMO:
A pesquisa foca na teoria da criação de conhecimento organizacional, utilizando a espiral do conhecimento e o modelo SECI para entender o processo contínuo de aquisição e transferência de conhecimento. Enfatiza a importância do conhecimento tácito na inovação e aprendizado organizacional. A criação de conhecimento organizacional, conforme Nonaka e Takeuchi, baseia-se na espiral do conhecimento, que evolui desde a socialização até a internalização, integrando conhecimento tácito e explícito. Este projeto explora a aplicação desta teoria na educação, com ênfase na troca de experiências e apropriação do conhecimento por professores para o planejamento de aulas. A pesquisa visa abordar os desafios enfrentados pelos professores no compartilhamento de experiências profissionais e na apropriação do conhecimento em ambientes colaborativos online. É enfatizada a complexidade da profissão docente e a necessidade de formação continuada, integrando aprendizagem colaborativa e tecnologia. O objetivo é desenvolver uma funcionalidade para plataforma colaborativa Inovaula.com para facilitar a troca de experiências profissionais no contexto do planejamento de aulas, visando aprimorar a apropriação do conhecimento por professores. A metodologia adotada inclui a aplicação de técnicas de etnografia digital e cognição situada, para investigar as práticas de planejamento de aula dos professores. Utiliza-se também Design Science Research para desenvolver e avaliar artefatos (sistema/plataforma) que solucionam problemas práticos, promovendo a convergência entre teoria e prática. Espera-se que a plataforma Inovaula.com evolua para apoiar efetivamente o planejamento colaborativo, a criação e a apropriação de conhecimento entre professores. Dessa forma, será possível uma interação mais rica e estruturada entre os docentes, o que aumentará a capacidade de aprimoramento profissional contínuo. Dessa forma, isso contribuirá para a evolução das práticas pedagógicas e para o aperfeiçoamento profissional dos educadores, o que aumentará a qualidade do ensino e enriquecerá a experiência de aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Colaboração Docente, Apropriação de Conhecimento, Planejamento de Aula, Colaboração Profissional.
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