A apresentação, realizada por egresso do Centro, ocorre no dia 14 de maio como parte da disciplina de Criatividade Computacional
Na próxima quarta-feira, 14 de maio de 2025, o Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE vai receber a apresentação da palestra “IA na forma e no conteúdo”. A conversa acontece a partir das 13h e será guiada por André Valença, egresso da Universidade Federal de Pernambuco nos cursos de Jornalismo e Ciência da Computação. A palestra faz parte da disciplina de Criatividade Computacional, sob responsabilidade do professor Filipe Calegario, e será aberta ao público.
Durante a ocasião, o palestrante irá abordar a utilização das ferramentas de Inteligência Artificial na arte contemporânea. A partir da experiência do Coletivo Mutirão com intervenções urbanas e ferramentas digitais, serão discutidas maneiras de explorar IAs generativas com olhar crítico, tanto como ferramenta de produção quanto como tema. André também abordará algumas questões éticas, como os impactos no mundo do trabalho, traçando reflexões sobre a tensão entre a criação digital e a importância de ancorar a arte no espaço físico.
Sobre o palestrante – André Valença é Engenheiro de Software formado em Jornalismo e Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também pela Universidade, fez seu mestrado em Teoria da Literatura. André é membro do Coletivo Mutirão, que atrai dezenas de artistas brasileiros para promover criações artísticas e reflexões políticas através da arte desde 2016. O egresso do CIn-UFPE também já publicou um romance pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), dirigiu um filme aprovado no Funcultura e escreveu uma revista em quadrinhos para a Revista Continente.
Serviço
Palestra: IA na forma e no conteúdo
Palestrante: André Valença
Dia e horário: Quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 13h
Local: Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE
Público: Aberto para todos os públicos
Comentários desativados