Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.198
Aluno: Ricardo Eraldo de Santana
Orientadora: Profa. Simone Cristiane dos Santos Lima
Título: Favorecendo a Aprendizagem Colaborativa em PBL: uma Solução Automatizada para Formação de Equipes de Estudantes Baseada em Semântica de Grupos
Data: 18/06/2025
Hora/Local: 9h:30m – Auditório do CIn – Bloco B
Banca Examinadora:
Profa. Jessyka Flavyanne Ferreira Vilela (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Daniel Serrão Schneider (UFRJ / Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais)
Profa. Simone Cristiane dos Santos Lima (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
O PBL (Problem-Based Learning) é um modelo pedagógico que promove o desenvolvimento de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes) para resolução de problemas por meio da aprendizagem colaborativa alcançada no trabalho em equipes. Esse modelo tem se mostrado bastante adequado ao ensino superior de computação, considerando que soluções tecnológicas para problemas complexos são desenvolvidas por equipes de profissionais de tecnologia com conhecimentos e habilidades diversas e complementares. Nesse contexto, a formação efetiva de equipes é essencial para o sucesso do PBL, pois pode potencializar o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes . A formação de equipes utilizando o PBL envolve esforço e observação de diversos aspectos, o que torna o agrupamento manual ineficiente na formatação de equipes equilibradas.
Além disso, tanto o instrutor quanto o estudante podem participar do processo de decisão de agrupamento, considerando as restrições definidas pelo instrutor e a satisfação do estudante com as recomendações feitas, em geral, associadas a afinidades com seus colegas. Nesse sentido, ao utilizar uma abordagem automatizada que considere esses critérios, atributos dos estudantes e afinidades, é possível agilizar o processo de estruturação de equipes balanceadas entre si e mitigar a formação de equipes com baixo potencial de sucesso. Motivado por esse propósito, este estudo considera a seguinte questão de pesquisa: RQ) No contexto do ensino superior de computação com PBL, como equipes balanceadas podem ser formadas automaticamente, considerando critérios, atributos e afinidades pré-definidos entre seus membros e mitigando o baixo potencial de sucesso dessas equipes? Para responder essa questão, este estudo propõe uma solução automatizada para formação de equipes de estudantes utilizando o método DSR (Design Science Research) aplicado em ciclos evolutivos. Esta solução considera múltiplos atributos dos indivíduos envolvidos, critérios do organizador para divisão das equipes e afinidades entre seus membros, usando uma estrutura semântica para formação de equipes. Protótipos do sistema foram criados e avaliados ao longo dos ciclos de DSR para avaliar a proposta, demonstrando conformidade com as restrições definidas e indicação de equipes balanceadas.
Os resultados obtidos indicaram correlações positivas entre o balanceamento das restrições e o desempenho das equipes, reforçando a relevância da solução automatizada para a formação de equipes mais eficazes no contexto do PBL.
Palavras-chave: Ensino Superior de Computação, PBL, Aprendizagem Colaborativa, Formação de Equipes, Web Semântica.
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