‘Ritmia’ foi destaque na categoria ‘Entretenimento’ da 13ª edição do Campus Mobile e garantiu vaga em imersão no Vale do Silício

Foto: Reprodução

O jogo ‘Ritmia’, desenvolvido por Maria Letícia Maranhão e Luiza Diniz (Ciência da Computação), do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com o designer Ivon Jonson (UFPE), venceu a categoria Entretenimento da 13ª edição do Campus Mobile – programa nacional de inovação promovido pelo Instituto Claro – e foi apresentado no Web Summit Rio, no dia 29 de abril.

Voltado ao público infantojuvenil, Ritmia propõe uma experiência lúdica e educativa ao resgatar ritmos brasileiros como frevo, maracatu e forró, por meio de fases interativas, ilustrações autorais e desafios musicais sincronizados ao toque. Inspirado pela vivência de Ivon – filho de uma dançarina do grupo Maracatu Cabra Alada – o jogo surgiu da inquietação diante do apagamento da cultura local nos meios digitais e cresceu até se tornar referência em inovação cultural dentro e fora do meio acadêmico.

Com a vitória, os estudantes receberam R$9 mil para investir no projeto e já confirmaram presença em eventos como as programações do Paço do Frevo e do Museu do Homem do Nordeste. O próximo passo? Levar o Ritmia ao Vale do Silício, onde visitarão empresas como Google, AWS e Stanford University – com todas as despesas cobertas pela organização do Campus Mobile.

O jogo pode ser acessado gratuitamente pelo link: https://ritmiamp3.itch.io/ritmia

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