Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.199
Aluno: Pedro Augusto de Almeida Falcão
Orientadora: Profa. Simone Cristiane dos Santos Lima
Título: A Efetividade do PBL no Ensino de Sistemas de Informação: Uma Análise Longitudinal Ex Post Facto
Data: 26/06/2025
Hora/Local: 14h – Auditório do CIn
Banca Examinadora:
Prof. Cleber Zanchettin (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Alixandre Thiago Ferreira de Santana (OTH Regensburg / Faculty of
Informatics and Mathematics)
Profa. Simone Cristiane dos Santos Lima (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
A entrada de novos profissionais no mercado de trabalho de Computação está cada vez mais competitiva, exigindo inúmeras competências técnicas, não-técnicas e experiência prática. Na Academia, por um lado, a formação ainda possui um viés majoritariamente técnico e teórico, limitando o estudante quanto às demandas exigidas pelo mercado, além de não cativar o seu interesse. Por outro lado, os docentes precisam se adaptar constantemente aos avanços tecnológicos, enquanto mantêm o engajamento discente e os preparam para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que lidam com as limitações estruturais, sobrecarga de turmas com números excessivos de alunos e a cobrança contínua por resultados. Diante disso, as metodologias ativas de ensino surgem para superar lacunas na formação, com abordagens de ensino compatíveis à necessidade do mercado de trabalho.
Este estudo, portanto, visa avaliar a efetividade de uma dessas metodologias, baseada no modelo PBL (Problem-Based Learning), por meio de uma análise longitudinal ex post facto em dezessete turmas de uma disciplina do curso de Sistemas de Informação de uma universidade pública brasileira. A partir de dados coletados por meio do uso do modelo de avaliação PBL-SEE, os resultados evidenciam a efetividade sob os três níveis: Aluno (com cinco dimensões), Metodologia e Ensino. A análise considerou o desenvolvimento de competências não-técnicas dos discentes, o domínio técnico dos conteúdos, a satisfação do cliente, a condução e a gestão dos projetos e a qualidade das soluções propostas, no nível do Aluno, além da maturidade metodológica e a avaliação do ensino nos outros dois níveis. Os estudantes apresentaram evolução entre o primeiro e último ciclo de aprendizagem nas cinco dimensões do seu nível, com destaque para um crescimento de 16,4% na dimensão de Processo.
Quanto às competências não-técnicas, Colaboração, Comprometimento e Avaliação foram as mais evidenciadas, enquanto a Inovação, Planejamento e Autoiniciativa foram as mais desafiadoras. A Metodologia aplicada demonstrou uma alta maturidade classificada como “Satisfatória”, com valor médio de 8,92 (em escala de 0 a 10) na aderência aos princípios do PBL entre as turmas avaliadas. O Ensino também foi classificado como “Bom”, com média de 4,55 (em escala de 1 a 5) nos 15 aspectos avaliados. Por fim, a partir da percepção dos discentes, uma análise qualitativa em 142 pontos fortes e 79 pontos de melhoria traz considerações para o aprimoramento das práticas docentes e para o aumento da maturidade metodológica nas futuras aplicações.
Palavras-chave: Educação em Computação; Ensino Superior; Problem-Based Learning; PBL; Desenvolvimento de Competências; Gestão de Competências; Análise de dados.
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