Através do programa, estudantes de Engenharia da Computação do CIn-UFPE poderão realizar intercâmbio acadêmico de um ou dois anos na França

O Centro de Informática (CIn) da UFPE foi aprovado no projeto BRAFITEC-2024, no âmbito do Programa CAPES/Brafitec, que fortalece a cooperação acadêmica entre Brasil e França na área de Engenharia, em nível de graduação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UFPE, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Brasil, e as instituições francesas Télécom Paris, Télécom Paris Sud e ENSTA Paris. Com essa conquista, estudantes de Engenharia da Computação do CIn-UFPE poderão realizar intercâmbio acadêmico de um ou dois anos na França, com possibilidade de dupla diplomação, nos anos de 2025, 2026 e 2027. A Gerência de Ensino recomenda que os alunos fiquem atentos às próximas chamadas para vivenciar uma experiência acadêmica de qualidade na França.
Sobre o Programa — O Brafitec oferece um pacote completo de apoio aos estudantes selecionados: bolsa mensal, auxílio para deslocamento, apoio à instalação, seguro saúde e adicional de localidade. Além disso, garante o reconhecimento mútuo de créditos entre as instituições parceiras, promovendo uma formação sólida, multicultural e de excelência.
Atualmente, o programa apoia 75 projetos de pesquisa em Engenharia e viabiliza mais de 600 mobilidades por ano, contribuindo diretamente para a formação de engenheiros franco-brasileiros capacitados para atuar em contextos globais.
Além do intercâmbio acadêmico, os estudantes também terão a oportunidade de conhecer de perto a estrutura, o funcionamento e o processo seletivo para dupla titulação das escolas que compõem o Institut Polytechnique de Paris, reconhecido pela qualidade e excelência no ensino de Engenharia. Alguns estudantes do CIn-UFPE já foram contemplados com essa oportunidade.
Comentários desativados