A conquista garante a qualidade, reconhecimento mútuo e intercâmbio entre cursos de graduação de países do Mercosul

O curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu em agosto de 2025 a acreditação oficial pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (Arcu-Sul). Válida até agosto de 2031, a decisão inclui o curso na rede de carreiras acreditadas do Mercosul, ampliando a visibilidade internacional e as oportunidades para a comunidade acadêmica. A rigorosa avaliação internacional destacou positivamente a forte integração entre ensino, pesquisa e extensão na UFPE, a infraestrutura do CIn-UFPE, com laboratórios de ponta, data center próprio e programas de apoio estudantil, além da qualidade do Projeto Pedagógico do Curso.

A partir da acreditação, estudantes, docentes e coordenador do curso de Engenharia da Computação do CIn-UFPE podem participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA). Essa é a principal ação prática do Arcu-Sul, que promove intercâmbios entre pessoas do bloco vinculadas a cursos e instituições que possuem acreditação. A iniciativa busca fortalecer a integração acadêmica e cultural. Durante o intercâmbio, os estudantes podem cursar disciplinas, realizar estágios, participar de projetos de extensão e pesquisa, com pleno reconhecimento acadêmico na instituição de origem. Já professores podem participar de cursos curtos, seminários, congressos e reuniões de cooperação acadêmica e curricular.

O prof. Adriano Lorena, coordenador do curso de Engenharia da Computação do CIn-UFPE, destaca que “a acreditação pelo Sistema Arcu-Sul é um marco histórico para o CIn-UFPE. Ela reconhece, em âmbito internacional, o trabalho desenvolvido por docentes, técnicos e estudantes ao longo de mais de duas décadas de excelência na graduação em Engenharia da Computação. Esse selo de qualidade reforça nossa posição como centro de referência acadêmica e científica e amplia as possibilidades de mobilidade, pesquisa colaborativa e inserção dos nossos alunos com países do Mercosul e associados”.

O Arcu-Sul foi criado pelo Mercosul para garantir a qualidade e o reconhecimento mútuo de cursos de graduação entre países do bloco econômico. Atualmente, participam do sistema Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além de países associados como Bolívia, Colômbia, Chile e Peru. Desenvolvido a partir do Mecanismo Experimental de Acreditação (MEXA) e vinculado ao Setor Educativo do Mercosul (SEM), o sistema é coordenado no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O processo de avaliação do curso do CIn-UFPE para acreditação foi composto por análise documental, autoavaliação institucional e visita de pares avaliadores internacionais. Essa última, ocorrida em novembro de 2024. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00