Iniciativa coordenada pelo professor Paulo Maciel foca em segurança veicular e eficiência energética
O projeto “Avanços Integrados em Mobilidade Inteligente, Segurança Veicular e Eficiência Energética”, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, é um dos finalistas da Etapa Região Nordeste do Prêmio Finep de Inovação 2025. A iniciativa, coordenada pelo professor Paulo Maciel do CIn-UFPE, propõe soluções tecnológicas integradas para enfrentar desafios críticos da mobilidade urbana no Brasil, focando em sustentabilidade, segurança e inovação. A cerimônia de premiação da etapa regional acontece no dia 17 de novembro, às 15h, no Auditório da FIEPE – Federação das Indústrias do estado de Pernambuco, localizado no bairro de Santo Amaro, em Recife, Pernambuco.
O projeto desenvolve e valida tecnologias para veículos elétricos de duas rodas, com ênfase em sistemas embarcados, conectividade e otimização energética. A proposta que concorre à premiação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) utiliza conceitos avançados da Internet das Coisas (IoT) e edge computing, e busca gerar impactos diretos na redução de emissões e no aumento da segurança no trânsito. O projeto também gera oportunidades de inovação para startups e empresas parceiras, contribuindo para o adensamento tecnológico e a autonomia produtiva do país.
A equipe coordenada pelo professor Paulo Maciel é composta por uma ampla colaboração interinstitucional. Além da UFPE, o projeto reúne pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE), que atua na articulação e governança estratégica da proposta.
Para o professor Paulo Maciel, a indicação ao Prêmio Finep é relevante porque “ela reconhece um esforço coletivo e contínuo de produção científica com impacto real. Esse projeto sintetiza quase três décadas de atuação do nosso grupo em modelagem, análise de desempenho e confiabilidade de sistemas complexos, agora aplicados a um desafio central da sociedade brasileira: a mobilidade urbana sustentável. Estar entre os finalistas demonstra que conseguimos transformar pesquisa avançada em soluções tecnológicas concretas, que aumentam a segurança dos veículos, reduzem o consumo energético e fortalecem o ecossistema de inovação do país. É uma conquista compartilhada entre as instituições parceiras, estudantes, equipes técnicas e empresas envolvidas”.
Em 2011, o CIn-UFPE recebeu o Prêmio Finep na categoria Instituição Científica e Tecnológica, que reconheceu critérios como capacidade inovativa, resultados e impactos econômicos, ambientais e sociais dos projetos desenvolvidos em parceria com o setor produtivo e entidades do sistema de ciência e tecnologia. Uma trajetória iniciada nos anos 2000 com a instituição da Coordenação de Cooperação do Centro, que agora chega a 25 anos de sucesso em parcerias de Pesquisa e Desenvolvimento.
Comentários desativados