Maior evento de Métodos Formais do Brasil aconteceu entre os dias 3 e 5 de dezembro, no auditório da CETENE 

Por Gustavo Carvalho, Professor do CIn-UFPE.

O 28th Brazilian Symposium on Formal Methods (SBMF 2025) aconteceu de 3 a 5 de dezembro, no auditório do CETENE (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste). O SBMF é o principal evento brasileiro da comunidade de Métodos Formais, consolidado tanto na comunidade nacional quanto internacional. O evento contou com a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria, do Brasil e de outros 7 países. O Centro de Informática (CIn) da UFPE foi representado pelos professores Leopoldo Teixeira, Carla Silva, Augusto Sampaio, Rafael Lins e Gustavo Carvalho, além do pós-doutorando Filipe Arruda e da aluna do Programa de Pós-Graduação Acadêmica do CIn, Raquel Trajano.

O professor Leopoldo Teixeira, em conjunto com o professor Maurice ter Beek do Istituto di Scienza e Tecnologie dell’Informazione (ISTI) – Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), Itália, coordenaram o Comitê de Programa. A professora Carla Silva, secretária regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), representou a SBC no evento.

O professor Augusto Sampaio foi um dos palestrantes convidados, apresentando a sua pesquisa na evolução segura de contratos inteligentes apoiada por LLMs (Large Language Models) e SMT (Satisfiability Modulo Theories) solvers. Durante o evento, o professor Augusto foi também homenageado pela Comissão Especial de Métodos Formais (CE-MF) da SBC, reconhecendo sua atuação de destaque nacional e internacional, contribuindo para a pesquisa, a formação de recursos humanos e a coordenação de projetos e eventos em Métodos Formais.

Ao longo das sessões técnicas, o professor Rafael Lins apresentou uma máquina abstrata que pode ser facilmente utilizada para ensinar otimização de código-fonte e de nível intermediário, tópicos fundamentais em um curso sobre técnicas de construção de compiladores, unindo teoria e prática da Ciência da Computação de forma simples.

Em seguida, Filipe Arruda, pós-doutorando do CIn, apresentou seu trabalho para a geração correta de scripts de testes a partir de requisitos em linguagem natural controlada. Sob a orientação do professor Augusto Sampaio, o trabalho também teve a participação de Flávia Barros, egressa do Programa de Pós-Graduação Acadêmica do CIn (nível doutorado).

No último dia do evento, o professor Gustavo Carvalho apresentou sua pesquisa na definição de teorias formais e executáveis de testes, consolidando resultados obtidos durante o desenvolvimento de três Trabalhos de Conclusão de Curso do CIn nos últimos anos.

Encerrando a participação do CIn no SBMF 2025, Raquel Trajano, aluna do Programa de Pós-Graduação Acadêmica do CIn, orientada pelo professor Jamilson Dantas, apresentou o seu modelo de disponibilidade e avaliação do sistema de vigilância do BRT.

Mais informações do SBMF 2025 podem ser encontradas no site oficial do evento: https://sbmf2025.ufrpe.br/. A próxima edição (SBMF 2026) será realizada na cidade do Rio de Janeiro.
No CIn, o grupo de pesquisa CIn-TRUST (https://trust.cin.ufpe.br/) desenvolve ações de pesquisa, ensino e prática de Métodos Formais. Interessados pela área e por oportunidades de pesquisa, devem entrar em contato com os coordenadores do grupo, os professores Augusto Sampaio e Alexandre Mota.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00