Evento de vibe coding com inscrição gratuita acontecerá nos dias 20 e 27 de junho

O Centro de Informática (CIn) da UFPE promoverá uma nova edição do Vibe Hack, o hackathon de vibe coding da instituição. Esta edição, intitulada “Vibe Hack Queer”, comemora o Mês do Orgulho e tem como público-alvo pessoas LGBTQIAPN+ e aliadas, tanto da UFPE quanto de outras instituições. O evento acontecerá em junho, nos dias 20 (bootcamp) e 27 (hackathon). As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, primeiro de junho, através do formulário disponível neste link.

O conceito central do hackathon é o vibe coding, uma abordagem emergente de desenvolvimento com apoio de inteligência artificial (IA), na qual a pessoa descreve suas ideias em linguagem natural e utiliza a IA como parceira na construção de soluções. O termo  reflete uma mudança no papel de quem desenvolve software, com menos foco na escrita manual de código e mais ênfase na criatividade, experimentação e colaboração com sistemas inteligentes.

Prof. Kiev Gama, criador e coordenador do Vibe Hack, é pesquisador em diversidade e inclusão na Engenharia de Software e explica a importância da iniciativa: “Um hackathon focado na comunidade LGBTQIAPN+ serve como um espaço seguro para a integração e o desenvolvimento de pessoas historicamente sub-representadas na área de tecnologia. Isso fomenta o sentimento de pertencimento, a diversidade e, consequentemente, a inovação. Além disso, posiciona o CIn-UFPE como liderança no contexto das iniciativas sociais inclusivas”. Esta edição é uma sequência do Vibe Hack GRRRL (2026), realizado em abril com foco no público feminino.

A ideia surgiu com a realização da primeira edição do Vibe Hack (2025). Nela, uma das equipes vencedoras (composta apenas de pessoas LGBTQIAPN+) se destacou justamente por propor uma solução para a comunidade. “Queremos consagrar o Vibe Hack como uma Extensão conectada à pauta de diversidade e inclusão”, explica Rafael Samico, estudante de Sistemas de Informação, campeão da primeira edição e responsável pela organização do Vibe Hack Queer.

Patrocínio

O Vibe Hack Queer conta com os patrocínios do CESAR/CESAR School, referências em educação, inovação e tecnologia, que acreditam no potencial transformador de comunidades diversas e inclusivas para transformar a vida de pessoas e organizações, e da Loomi, que constrói soluções de IA e arquitetura de software para grandes empresas e cultiva uma cultura de colaboração e aprendizado contínuo, nascida para desafiar o status quo, a Loomi acredita que romper padrões e construir o novo acontece com times plurais.

Quer fortalecer sua marca junto à comunidade acadêmica, conectar-se com futuros talentos e fortalecer a presença LGBTQIAPN+ na tecnologia? Patrocine o Vibe Hack Queer: entre em contato pelo vibehack@cin.ufpe.br.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00