Laboratório se destacou no SIBGRAPI 2022 e SVR 2022
Dois trabalhos do VOXAR labs, laboratório de pesquisa em Realidade Virtual e Aumentada do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foram premiados em duas importantes conferências nacionais: no SIBGRAPI (Conference on Graphics, Patterns and Images), conferência internacional promovida anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Computação Gráfica e Processamento de Imagens (CEGRAPI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e no SVR (Symposium on Virtual and Augmented Reality), principal evento nacional na área de Realidade Virtual e Aumentada no país.
Os trabalhos receberam o prêmio de Best Paper e Best Demonstration, respectivamente. Confira os premiados abaixo.
- SIBGRAPI 2022 – Prêmio de Best Paper
Título: “DirectVoxGO++: Fast Neural Radiance Fields for Object Reconstruction”
Autores: Daniel Perazzo (Voxar Labs_UFPE), João Lima (Voxar Labs_UFRPE), Luiz Velho (IMPA) e Veronica Teichrieb (Voxar Labs_UFPE).
Neste trabalho foi desenvolvido um método atual que está revolucionando a área de mídias digitais e computação gráfica foram as NeRFs (Neural Radiance Fields), uma nova família de técnicas que parametrizam um campo de radiância neural. “A iniciativa foi projetada para o meu TG em engenharia da computação e conseguimos a partir dele melhorar técnicas já existentes no estado da arte com o intuito de reconstruir um objeto de interesse”, comenta Daniel Rodrigues Perazzo, integrante do Voxar Labs UFPE.
“Foi uma maravilha e não esperava esse reconhecimento. O SIBGRAPI é uma das maiores conferências de computação da américa latina e onde participam mestrandos, doutorandos, pós-doutores, professores, etc. Fiquei muito feliz por meu trabalho ter sido escolhido como sendo o melhor trabalho de computação gráfica/visualização de toda a conferência dentre tantos outros trabalhos. Só tenho a agradecer meus orientadores (João, Luiz e VT) e todo o pessoal do Centro. Esse trabalho é uma amostra do impacto do CIn na comunidade científica nacional”, comemora Daniel.
- SVR 2022 – Prêmio Best Demonstration
Título: “PianoVision – An Augmented Reality Piano Plataform”
Autores: Zachary Reid e João Marcelo Teixeira (Voxar Labs_UFPE)
Já neste trabalho, os integrantes do Voxar Labs demonstraram o PianoVision, aplicação para o Oculus Quest 2 desenvolvida pela empresa homônima situada em Seatle – Califórnia, considerada a melhor solução até o momento capaz de ensinar piano/teclado usando Realidade Aumentada. Apesar do Quest 2 ser considerado um óculos de RV, a RA é implementada através da visualização do mundo real capturado pelas câmeras infravermelho do Quest 2.
Comentários desativados