Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 604
Aluno: Emanuel Rodrigues do Nascimento
Orientadora: Profa. Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Título: GRUPO NO WHATSAPP DA SALA DE AULA DE GRADUANDOS: A INFLUÊNCIA DO CLIMA
Data: 25/07/2023
Hora/Local: 10h30m – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Ricardo Martins de Abreu Silva (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Sérgio Ricardo de Melo Queiroz (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Danielle Rousy Dias Ricarte (UFPB / Centro de Informática)
Prof. Jose Luiz Portugal (UFPE / Departamento de Engenharia Cartográfica)
RESUMO:
Esta tese tem como objetivo geral aplicar os estudos do clima nos grupos do
WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar a sua influência nas
atividades acadêmicas. Para isso, foram realizados alguns passos, como
identificar a utilização e a influência do WhatsApp na educação, bem como,
explicar o clima, os motivos, métodos e considerações para mensurá-lo na
educação, como também, demonstrar a confiabilidade e validade sobre os
principais instrumentos de medição da psicometria, e também, relatar os
meios para mensurar o clima e sua influência nos grupos do WhatsApp da sala
de aula de graduandos, e por fim, diagnosticar o clima nos grupos do
WhatsApp da sala de aula de graduandos e sua influência nas atividades
acadêmicas. Isso tudo, foi possível através de uma pesquisa bibliográfica,
contemplando 191 estudos. Além de um estudo de caso em 9 instituições de
ensino superior (3 públicas, 3 particulares presenciais e 3 particulares
semipresenciais) no município de Caruaru-PE, no qual foi aplicado 2.401
questionários, sendo 34% alocadas nas públicas, 33% nos particulares
presenciais e 33% nos semipresenciais. Além de um processo estatístico, no
qual incluiu a adequação dos dados, verificação da adequação dos dados para
realizar análise fatorial, análise fatorial ou componente principal,
consistência interna e teoria de resposta ao item. Os resultados
ratificaram a existência dos climas de engajamento, estrutura, conteúdo e
ambiente acadêmico no grupo do WhatsApp da sala de aula e as suas
influências nos comportamentos dos graduandos. Desse modo, foi possível
diagnosticá-los, principalmente nas atividades acadêmicas. De modo geral,
esta tese comprovou que é possível aplicar os estudos do clima nos grupos
do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar a sua influência
nas atividades acadêmicas. Portanto, há um vasto espaço que pode ser
explorado.
Palavras-chave: clima, WhatsApp, graduandos, comportamentos, análise
fatorial, teoria de resposta ao item
Comentários desativados