Reconhecimento de contribuição duradoura do pesquisado em Visual Analytics
O artigo de pesquisa de Nivan Ferreira, professor e pesquisador do Centro de Informática (CIn) da UFPE, intitulado “Visual Exploration of Big Spatio-Temporal Urban Data: A Study of New York City Taxi Trips” ganhou o prêmio Test of Time Award na conferência IEEE VIS 2023 que será realizada no próximo mês de outubro na cidade de Melbourne, Austrália.
Anualmente a IEEE VIS promove o Test of Time Award, que consiste em premiar artigos publicados na conferência há pelo menos 10 anos, cujo conteúdo ainda é relevante nos dias atuais e que teve impacto e influência dentro e fora da comunidade de visualização de dados. Essa influência é avaliada em termos de citações por outros trabalhos, qualidade, longevidade e alcance das ideias apresentadas e o efeito destas para além da comunidade de investigação, como em espaços de aplicação e prática de visualização de dados.
A pesquisa premiada foi desenvolvida durante o doutorado do professor Nivan na New York University e publicada na edição de 2013 da IEEE VIS. O comitê responsável pela premiação descreveu o artigo como um “trabalho seminal na área de análise de dados urbanos”. A pesquisa foi realizada “nos primórdios da iniciativa de dados abertos”, lembra o professor Nivan, “e resultou em um sistema para exploração de dados de viagens de táxis na cidade de Nova York”. O sistema proposto permitiu a exploração de um conjunto de dados grandes e complexos, tendo aplicações práticas ao otimizar fluxos de trabalho que dependiam desses dados na época de publicação.
O prêmio é uma aclamação de artigos que vencem o “teste do tempo” e, para o professor Nivan, é um reconhecimento ao que foi seu primeiro trabalho na área de análise de dados urbanos e que influencia sua pesquisa até hoje. Além disso, este prêmio é “uma maneira de trazer visibilidade para a pesquisa em visualização de dados feita aqui no CIn-UFPE e no Brasil. Ainda temos uma comunidade pequena no país, mas nossa comunidade continua crescendo e obtendo resultados cada vez mais expressivos”, finaliza o professor.
Comentários desativados