Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Data:  23/09/2024
Hora/Local: 8h – Auditório do CIn – Bloco B
Banca Examinadora:
Profa. Judith Kelner (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Tsang Ing Ren (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Alexandre Magno Andrade Maciel (UPE / Escola Politécnica de Pernambuco)
Prof. Adrien Durand-Petiteville (UFPE /  Departamento de Engenharia Mecânica)
Prof. Francisco Madeiro Bernardino Junior (UNICAP / Escola de Tecnologia e Comunicação)
Prof. Carlos Henrique Costa Ribeiro (ITA / Departamento de Teoria da Computação)

RESUMO:

A interação humano-robô (IHR) procura facilitar a execução de tarefas robóticas. Dentre os meios de interação, encontra-se o emprego de fala para um sistema IHR. Neste contexto, há grande interesse da comunidade científica em realizar tarefas robóticas mais simples empregando o reconhecimento automático de fala (ASR), e tarefas mais complexas adicionando a compreensão de linguagem natural (NLU) a um modelo ASR. Diante disso, os robôs enfrentam problemas para se adaptar em seus espaços de atuação devido a fatores como ruídos internos ou externos a um robô, múltiplos locutores em um mesmo ambiente e falhas na compreensão da linguagem natural. Nesta tese, propõe-se um sistema auto-organizado de interação humano-robô por fala (SAoIHR), capaz de integrar os modelos de reconhecimento auto-organizado de fala (SAoIHR-ASR) e compreensão auto-organizada de fala (SAoIHR-NLU) para operações em sistemas robóticos. No módulo SAoIHR-ASR ocorre o reconhecimento de palavras isoladas ou fala contínua em ambientes perturbados e com muitas variações na fala dos locutores. Já o módulo SAoIHR-NLU realiza a compreensão de palavras, lidando essencialmente com o contexto semântico, permitindo o aumento de vocabulário básico (formado por palavras-chave). Para inserir aprendizagem aos dois módulos, foi proposto um mapa auto-organizável, LARFSOM-LD, que realiza aprendizagem incremental, rápida, não-supervisionada e com baixo custo computacional. Por fim, foram realizados experimentos de validação para os módulos SAoIHR-ASR e SAoIHR-NLU separadamente e para o SaoIHR completo. Os experimentos do módulo SAoIHR-ASR utilizou as bases Google commands, LibriSpeech, VoxCeleb, Aurora 4 e Chime 2 e no módulo SAoIHR-NLU utilizou as bases GPSR e HURIC. Os experimentos alcançaram resultados satisfatórios quando aplicados ao contexto robótico com palavras isoladas e sentenças em ambiente com ruído, para ampliação de vocabulário e categorizações de ações robóticas no contexto de linguagem natural. Tudo isto com menor esforço computacional e menor tempo de processamento que seus concorrentes.

Palavras-chave:  Interação Humano-Robô. Compreensão de Linguagem Natural. Reconhecimento Automático de Fala. Compreensão de Linguagem Falada.