Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Título: Analisando a Efetividade do PBL no Ensino de Programação de
Software: Um Estudo Qualitativo em uma Turma Heterogênea
Data: 26/09/2024
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Kiev Santos da Gama (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Afonso Henrique Corrêa de Sales (PUC-RS /  Pós-Graduação e Ciência da Computação)
Profa. Simone Cristiane dos Santos Lima (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Na educação de computação, o ensino de programação de software é visto como um dos principais desafios devido a diversidade de linguagens e paradigmas, além da constante evolução das tecnologias e necessidades do mercado de trabalho. As abordagens ativas de aprendizagem, tais como os modelos baseados em projetos e problemas têm sido utilizados para contornar alguns desses desafios. No entanto, a diversidade de metodologias e formas de adoção destes modelos geram dúvidas quanto à efetividade da abordagem de aprendizagem utilizada, porque os resultados podem variar significativamente conforme o contexto educacional e as habilidades dos estudantes, dificultando a generalização dos benefícios observados. Em cenários onde esta diversidade se estende aos perfis dos alunos, como acontece em turmas heterogêneas, esta perspectiva pode revelar informações importantes para apoiar o professor em suas estratégias de ensino. Assim, este estudo investiga a percepção dos estudantes quanto aos princípios do Aprendizado Baseado em Problemas (no inglês, Problem-Based Learning ou PBL) no ambiente de aprendizagem de programação de software em turmas heterogêneas. O objetivo deste estudo é avaliar como a conformidade com os princípios relacionados aos problemas, ambiente de aprendizagem, capital humano, processos, conteúdo de apoio e modelo de avaliação afeta a efetividade do PBL, considerando a diversidade de conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos no trabalho em grupo. Para isso, foi realizado um estudo de caso qualitativo em uma turma de programação de software heterogênea, utilizando observação participante, questionários e análise documental. As contribuições potenciais incluem melhorias práticas do ensino de programação, avanços no entendimento da interação e aprendizado, e a promoção de uma educação mais eficaz e engajadora a partir de abordagens ativas como PBL. Os resultados indicam uma relação positiva entre a implementação da abordagem PBL e o aumento de retenção de conhecimento, habilidades e atitudes. No entanto, foi observado que alguns estudantes enfrentam dificuldades tanto na fase inicial do planejamento quanto na interação com o ambiente durante a resolução de problemas. Espera-se que os resultados auxiliem no estímulo à adoção de estratégias de ensino estimulantes na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, em constante evolução na área de computação, contribuindo para uma sociedade digitalmente capacitada.

Palavras-chave: Ensino em Computação. Problem-Based Learning. Programação de Software. Turmas heterogêneas