O evento presencial ocorrerá no dia 08 de outubro

O Cintia, grupo de mulheres do Centro de Informática (CIn) da UFPE, celebrará o Dia de Ada Lovelace com um ciclo de apresentações para toda a comunidade acadêmica do CIn. O evento ocorrerá em 8 de outubro de 2024 no Anfiteatro do Centro, com início às 10h e finalização às 16h. Temas como, mulheres na área de Inteligência Artificial, primeiros passos na Programação Competitiva e a criação de softwares completos e integrados, serão ministrados por mulheres ao longo de cinco palestras. Pessoas de todos os gêneros podem participar e não é preciso realizar inscrição prévia. 

Celebrado na segunda terça-feira do mês de outubro, o Dia de Ada Lovelace é uma comemoração internacional das conquistas de mulheres na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), incentivando a participação feminina nessas áreas através do encorajamento, apoio e difusão de conhecimentos. A data recebe o nome da pioneira britânica, responsável pela escrita do primeiro algoritmo processado por uma máquina. 

Confira a programação completa abaixo:

Primeiros passos na Programação Competitiva: Como começar?

Horário: 10h-11h

Palestrantes: 

Bonna Borsoi – Aluna de Ciência da Computação no CIn-UFPE e integrante do time da Maratona de Programação do CIn-UFPE

Sarah Melo – Aluna de Engenharia da Computação no CIn-UFPE e integrante do time de programação competitiva do CIn. Medalhista de ouro na Olimpíada Pernambucana de Informática (2021), também medalhista de prata e o 1º lugar no Nordeste na Maratona Feminina de Programação (2024).

Descrição da apresentação:

Você já se perguntou como dar os primeiros passos no mundo da programação competitiva? Nesta palestra, vamos explorar o caminho para iniciar sua jornada nesse campo.

Apresentaremos como se preparar para competições, como a Maratona de Programação e o International Collegiate Programming Contest (ICPC). Também discutiremos iniciativas voltadas para mulheres, como a Maratona Feminina de Programação.

Venha descobrir como você pode se preparar e quais recursos utilizar para desenvolver suas habilidades e se destacar na programação competitiva!

______________________________

O que mulheres andam fazendo na pós-graduação?

Horário: 11h-12h

Palestrantes: 

Bruna Alves – Analista de tecnologia no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Aluna do mestrado em Ciência da Computação do CIn-UFPE. Formada em Ciência da Computação também pelo CIn. Dá suporte ao Dikastis, árbitro virtual utilizado pelas disciplinas introdutórias de programação da graduação do Centro.

Katiane Oliveira – Aluna de doutorado em Ciência da Computação no CIn-UFPE. Mestre em Administração e em Ciência da Computação pela UFPE. Bacharel em Computação também pelo CIn-UFPE. Project Management Professional (PMP) certificada pelo Project Management Institute (PMI). Atuou como chefe de equipe por mais de 10 anos no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), desenvolvendo soluções para a transformação digital do Estado de Pernambuco. 

Descrição da apresentação:

Você já se perguntou o que as mulheres fazem na pós-graduação em Computação?  

Nessa palestra, vamos apresentar as pesquisas em andamento no CIn sobre a utilização de mineração de processos em ambiente de desenvolvimento ágil de software e o que há por trás da vida de mulheres pesquisadoras em TI: os desafios enfrentados para conciliar a formação continuada e participação em pesquisas científicas com a vida cotidiana e suas exigências.

______________________________

Entre pesquisas e startups: Como chegar a grandes ideias mesmo não se achando uma pessoa criativa?

Horário: 13h-14h

Palestrante: 

Carolina Berrafato – Estudante de Ciência da Computação no CIn-UFPE, monitora da disciplina de Criatividade Computacional e conselheira do Grupo Cintia. Desenvolve pesquisa sobre Inteligência Artificial (IA) aplicada à saúde mental. Tendo atuado no time de inovação do Voxar Labs, participado da criação de uma startup, e participado do convênio CIn/Samsung.

Descrição da apresentação:

Você se considera uma pessoa criativa? No mundo de hoje, ideias são as maiores responsáveis por inovações na pesquisa acadêmica, indústria, e podem causar impacto positivo na sociedade – além de nos destacar profissionalmente, independentemente da área de atuação. Mas como ter uma grande ideia se eu não me considero uma pessoa criativa? Nessa apresentação, vamos explorar o que faz uma ideia ser inovadora, além de ferramentas para ajudar em processos de ideação – incluindo nosso buddy da graduação, Chat GPT.

______________________________

Explorando o futuro: as forças das mulheres na era da IA

Horário: 14h-15h

Palestrantes: 

Sara Pereira – Estudante de Sistemas de Informação no CIn-UFPE, realiza pesquisa em ciência de dados e machine learning, tendo interesse também na área da computação quântica como participante da Liga Acadêmica de Informação e Computação Quântica (Laciq) da UFPE.

Júlia Nunes –  Estudante de Sistemas de Informação no CIn-UFPE, formada em técnico eletrônica pelo IFPE, Campus Recife. Designer de produto na área de Soluções do CITi, empresa júnior do CIn-UFPE, e monitora na disciplina de Lógica para Computação. Possui interesse em estudos de IA, tendo participado da disciplina de Criatividade Computacional. 

Descrição da apresentação:

Apresentaremos sobre nossa trajetória conhecendo a IA, indo desde a nossa participação e sororidade mútua até o que planejamos para o futuro. Temos como objetivo destacar a importância da IA e da inclusão feminina como base para um futuro mais justo.

______________________________

Desvendando o Fullstack: Como Frontend e Backend Criam Softwares Integrados

Horário: 15h-16h

Palestrantes: 

Fabriely Santos – Aluna de Ciência da Computação no CIn-UFPE,  atua como pessoa desenvolvedora no CITi, integrando a comunidade do <div>a.

Ana Laura Albuquerque – Aluna de Engenharia da Computação no CIn-UFPE. Atua como analista de software e integra a comunidade do <div>a no CITi

Descrição da apresentação:

Nesta palestra, vamos explorar como o frontend e o backend se unem para criar softwares completos e integrados. Mostraremos como o desenvolvimento de interfaces dinâmicas com React se conecta a APIs criadas com Node.js, explicando como essas duas áreas se complementam para entregar soluções eficientes. Abordaremos desde a criação de componentes no frontend até o consumo e a integração dos dados fornecidos pelo backend, passando por boas práticas para garantir que o software seja eficiente, escalável e fácil de manter. Uma jornada que desvenda o processo de criação de software full stack na prática!

______________________________

Sobre o Cintia – O Cintia é o grupo de mulheres do CIn-UFPE, criado com o objetivo de ser uma rede de apoio entre todas as mulheres que fazem parte do Centro de Informática. O Cintia também tem o objetivo de incentivar a participação feminina nas áreas da ciência, tecnologia e computação, promovendo ações para conquistar mais mulheres a ingressarem nessas áreas e disponibilizando o acompanhamento e amadrinhamento para incentivar as mulheres que já estão inseridas nesse universo. A grande meta é promover a igualdade de gênero na área de atuação do grupo. Atualmente o grupo é coordenado pela professora Carla Silva.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00