Primeira mulher eleita diretora do CIn-UFPE, a docente se destaca com pesquisas nacionais e internacionais na área de Computação
No dia 20 de dezembro de 2024, a docente aposentada Ana Carolina Salgado, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, receberá o título de Professora Emérita da universidade. A outorga será concedida pelo Prof. Alfredo Gomes, reitor da UFPE, às 9h30, em cerimônia pública no Auditório do CIn-UFPE. O reconhecimento se deve à produção acadêmica significativa em cenário nacional e internacional, sua contribuição para a área de Computação brasileira e o favorecimento à notoriedade da UFPE em seu escopo de atuação. Entre os vários feitos de sua carreira, ela participou da concepção do CIn-UFPE, atuou como a primeira mulher eleita diretora do Centro entre 2001 e 2005, e foi conselheira do Porto Digital.
Acadêmica efetiva da Academia Pernambucana de Ciências (APC) desde 2021, uma das fundadoras e atual diretora acadêmica do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Ana Carolina Salgado foi professora do CIn-UFPE de 1989 a 2017. Graduada e mestre em Ciência da Computação pela UFPE, possui doutorado em Informática pela Université de Nice-Sophia Antipolis (França).
Ana Carolina Salgado contribuiu com pesquisas atuando em 19 projetos durante sua trajetória no CIn-UFPE. Em parcerias nacionais e internacionais, as investigações foram realizadas nas áreas de Banco de Dados, Sistemas Cooperativos, Integração de Informações em ambientes heterogêneos, Enriquecimento Semântico em processos de Integração de Ontologias e Contexto Computacional. Ao longo de sua carreira, orientou mais de 150 trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Além de suas inovações em sala de aula, Ana Carolina Salgado ocupou cargos de gestão no CIn-UFPE, tais como: Vice-coordenadora da Pós-Graduação em Informática, Coordenadora do Bacharelado em Ciência da Computação, Chefe do Departamento de Informática, Coordenadora de Extensão e Coordenadora de Ensino. Ela também contribuiu ativamente como Membro da Câmara de Desenvolvimento Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e na Sociedade Brasileira de Computação (SBC) como parte da Diretoria de Educação da SBC. Atuando também na Diretoria de Publicações da SBC, no Conselho da Sociedade e como diretora de Programas Especiais.
Em 1996, foi coautora do currículo de referência de Ciência da Computação no país. A docente também integrou a Comissão de Especialistas em Computação da SESU-MEC, responsável por avaliar e estabelecer padrões para os Cursos de Computação no país, o que originou as avaliações periódicas dos cursos de graduação no país. Em 2021, venceu o Prêmio Tércio Pacitti da SBC, uma homenagem às pessoas da comunidade nacional que se distinguiram pela inovação na área de Educação em Computação.
Comentários desativados