Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.180

Aluno: Rodrigo Adamski Parodes
Orientador: Prof. Cristiano Coelho de Araújo
Título: REDE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO 
MÓVEL: Um Estudo de Caso em um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Desafios
Data: 19/12/2024
Hora/Local: 10h  – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE / Centro de Informática)
Prof. George Augusto Valença Santos (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Cristiano Coelho de Araújo  (UFPE / Centro de Informática)


RESUMO:

Esta pesquisa descreve os resultados de um Estudo de Caso usando Redes de 
Aprendizagem Colaborativa em um curso para desenvolvimento de aplicações 
iOS baseado na abordagem Challenge-based Learning (CBL). Os resultados 
mostram o valor dessas redes como uma fonte alternativa de suporte para 
alunos com dificuldades no aprendizado de temas por eles considerados 
complexos. Neste curso, os alunos são estimulados a perseguir autonomamente 
objetivos de aprendizagem que são necessários para desenvolver seus 
projetos iOS, independentemente do que foi ensinado em sala de aula. Desta 
forma, os mentores orientam o processo enquanto os alunos têm liberdade no 
gerenciamento do seu aprendizado com base nas demandas pessoais e nos 
requisitos apresentados pelo desafio. No entanto, esse incentivo ao 
protagonismo faz com que alguns alunos fiquem presos ao aprender por conta 
própria. Além disso, alguns estudantes permanecem alheios às necessidades 
de colegas fora de suas equipes de projeto, apesar das demandas e 
prioridades muitas vezes serem semelhantes entre outros membros da turma 
com menor afinidade. Nesta pesquisa, alunos de um curso de graduação 
participantes do programa foram organizados em redes usando um algoritmo de 
clusterização ligados por demandas de aprendizagem e interesses sociais em 
comum. Os participantes dessas redes foram encorajados a colaborar por meio 
de atividades interativas semanais. 73% dos participantes relataram ter 
entrado em contato com colegas da rede para estudar em colaboração pelo 
menos uma vez e experimentaram uma melhora na conclusão de seus objetivos 
de aprendizagem (22%) em comparação com alunos não agrupados a alguma rede. 
Altos níveis de satisfação dos alunos em relação ao networking promovido 
também foram observados.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em desafios, autonomia, Aprendizagem 
colaborativa em rede, Aprendizagem em rede, programação de ensino, 
metodologias ativas, Aprendizagem colaborativa

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00