A apresentação abordou o uso da IA na área da saúde em evidência nas diferentes áreas do setor público
Na última quarta-feira (11), a Residência em Robótica e Inteligência Artificial marcou presença no I Webinário de Inteligência Artificial da Rede Ebserh, evento online dedicado a discutir os avanços e as aplicações da inteligência artificial no setor público, com foco em saúde, educação e gestão hospitalar. Durante o encontro, também foram debatidas diretrizes para uma política de uso da IA na governança hospitalar e no atendimento ao cidadão.
O destaque da participação da Residência foi a apresentação do Sistema de Inspeção Inteligente de Instrumentais do CME (Centro de Material e Esterilização). O projeto está sendo desenvolvido para otimizar a montagem dos kits cirúrgicos, tarefa atualmente realizada manualmente pelos funcionários do hospital. Esses kits são compostos por instrumentais altamente semelhantes, o que aumenta a probabilidade de erros. Equívocos na montagem podem comprometer a realização de cirurgias, impactando diretamente a experiência e a saúde dos pacientes.
Captura de tela da apresentação
A solução propõe um sistema em que os instrumentais são passados sob uma câmera conectada a um sistema inteligente. O dispositivo captura imagens e utiliza redes neurais para identificar e contabilizar automaticamente os itens, comparando-os com a lista pré-definida de cada kit. Este avanço é significativo, considerando que o CME do HC-UFPE lida com mais de 1.000 tipos diferentes de instrumentais, tornando o processo complexo tanto para humanos quanto para algoritmos, que precisam alcançar altos níveis de precisão.
A participação da Residência no evento reforça a relevância do projeto, posicionando-o como uma solução de impacto nacional dentro da Rede Ebserh, que administra 45 hospitais universitários em todo o Brasil. Além disso, amplia a visibilidade da Residência e de suas inovações no campo da robótica e inteligência artificial aplicadas à saúde, destacando seu papel transformador na melhoria da gestão hospitalar e na qualidade do atendimento ao paciente.
Comentários desativados