Equipe CINsters se destacou na competição internacional com jogo educativo para incentivar meninas nas áreas STEM
A equipe “CINsters”, formada por três alunas do Centro de Informática (CIn) da UFPE, do primeiro período de Sistemas de Informação, conquistaram o 3º lugar na categoria Indústria do Entretenimento do Grand Prix SENAI de Inovação América Latina 2024. A competição ocorreu de 04 e 8 de novembro/24, e reuniu equipes multidisciplinares para desenvolver soluções inovadoras para desafios reais da indústria. Com o projeto “Spyci Academy”, as estudantes Letícia Uchôa, Lorena Castello Branco e Maria Eduarda Carvalho buscaram incentivar a inserção feminina nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) através de uma abordagem lúdica.
O projeto “Spyci Academy” é uma ferramenta de ensino no formato de jogo, no qual as participantes assumem o papel de agentes secretas e realizam missões relacionadas a diferentes campos da ciência, com direito a avatares personalizados, acompanhamento nivelado e um mural de grandes cientistas femininas. O reconhecimento no Grand Prix reforça o potencial do Centro de Informática como um centro de inovação na América Latina.
Segundo a equipe, o reconhecimento como consequência do trabalho que realizaram é mais um incentivo no que se trata da jornada acadêmica que têm pela frente. “Fizemos esse jogo para despertar o interesse de meninas na área de tecnologia, para que elas tivessem essa rede de apoio que nós três encontramos, umas com as outras”, explicou Lorena Castello Branco.
Comentários desativados