Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.196
Aluno: Natália Ribeiro Barreto
Orientador: Prof. Geber Lisboa Ramalho
Título: Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes: um guia de práticas éticas para desenvolvedores
Data: 29/04/2025
Hora/Local: 14:00 – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Carina Frota Alves (UFPE / Centro de Informática)
Prof. André Menezes Marques das Neves (UFPE / Departamento de Design)
Prof. Geber Lisboa Ramalho (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Crianças e adolescentes são usuários ativos e altamente engajados no consumo de jogos digitais. Nos últimos anos, à medida que o volume de dados compartilhados e a exposição online desses usuários aumentam, intensificam-se os debates globais sobre violações dos direitos das crianças no ambiente virtual e a necessidade de regulamentar práticas éticas no design de jogos voltados a esse público. Na prática, observa-se uma lacuna entre os princípios éticos, as exigências legais e algumas decisões tomadas pelo mercado de jogos. Este trabalho propõe um guia de boas práticas éticas para servir como suporte de orientação aos desenvolvedores independentes de jogos. Para isso, compilamos a legislação pertinente e as recomendações da literatura sobre jogos — com ênfase em design dark patterns — elaborando uma lista de hipóteses que foi submetida a um grupo de desenvolvedores por meio de um survey para validação. Como resultado, elegemos 48 boas práticas, organizadas em 9 categorias e apontamos quais foram consideradas mais relevantes pelos desenvolvedores.
Palavras-chave: crianças e adolescentes; ética; jogos digitais; legislação; design dark patterns; boas práticas
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