Formada por membros acadêmicos do CIn, a PredIATech desenvolve soluções inovadoras para diversos setores, utilizando o poder da Inteligência Artificial.
A PredIATech, startup criada a partir de pesquisas realizadas no Centro de Informática (CIn) da UFPE, garantiu a pré-incubação de dois projetos no Parque Tecnológico e Científico (Parque TeC) da Universidade Federal de Pernambuco. Fundada em 2025, a empresa desenvolve soluções baseadas em Inteligência Artificial para os setores público e privado, oferecendo serviços personalizados e adaptados às necessidades de cada cliente. A equipe é formada pelo professor do CIn Paulo Salgado, o doutorando Ruam Pastor, o mestrando Luís Amaral e Filipe Duarte, egresso do doutorado e atual professor da UFPB.
Entre os projetos aprovados, o GuardIA conquistou o primeiro lugar e utiliza tecnologia avançada para prever crimes e contribuir com a segurança pública. Já o EnergIA, que ficou em terceiro lugar, busca prever casos de curtailment, otimizando o uso de energia renovável e promovendo eficiência e sustentabilidade. O Parque TeC oferecerá um ambiente colaborativo, mentoria especializada e infraestrutura adequada para o desenvolvimento dos projetos.
Com startups como a PredIATech integrando seu ecossistema, o CIn-UFPE reafirma seu papel como um polo de inovação, destacando-se tanto no mercado tecnológico quanto na comunidade acadêmica.
Comentários desativados